O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSC), visitaram a sede da Embrapa Algodão, sediada em Campina Grande, para conhecer os projetos desenvolvidos, a exemplo do protótipo de mecanização do manejo do algodão e as pesquisas de combate ao bicudo, principal praga que afeta o algodoeiro.
“Fomos convidados para conhecer o trabalho de excelência desenvolvido pela Embrapa Algodão e as novidades e avanços no campo das pesquisas. É um trabalho importante desenvolvido com base no melhoramento genético e fortalecimento da cultura do algodão, tão presente na nossa Paraíba. Esse é um trabalho que atravessa fronteiras e que já ganhou reconhecimento mundial”, destacou Tovar.
O deputado lembrou que a tecnologia de produção de três cultivares de algodão convencional (não-transgênicas) desenvolvidas pela Embrapa receberam certificado de proteção para cultivo comercial nos Estados Unidos. Outras duas já haviam recebido o registro – a BRS 286, em 2013, e a BRS 293, em 2014. Diversos países produtores da África e da América Latina também vêm adotando cultivares brasileiras de algodão, por meio de projetos de cooperação internacional.
Tovar e Romero Rodrigues foram recebidos pelo chefe geral da Embrapa Algodão, Alderi Araujo; pelo chefe adjunto, Odilon Ribeiro; pelo supervisor de infraestrutura, Waltemilton Cartaxo; pela chefe de pesquisa, Nair Arriel, e pelo pesquisador Jaime Cavalcante.
Em Campina
A Embrapa Algodão é uma das 43 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atua em todo o país, na geração de tecnologias, produtos e serviços para as culturas do algodão, mamona, amendoim, gergelim e sisal. Desenvolve pesquisas e inovações nas áreas de melhoramento genético, controle biológico, biotecnologia, mecanização agrícola, qualidade de fibras de algodão, sanidade vegetal, entre outras.