Em homenagem ao pai, Camila adota ilustração de ‘Gata Preta’ como mascote da campanha - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Em homenagem ao pai, Camila adota ilustração de ‘Gata Preta’ como mascote da campanha

Quem acompanha a história política da Paraíba certamente já ouviu falar no ‘Gato Preto’. Esse era o apelido do ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano. Para homenagear o pai, a deputada estadual e candidata à reeleição, Camila Toscano (PSDB), decidiu utilizar a figura de uma gatinha preta na campanha, o que já virou sucesso por todo o estado, principalmente na região do Brejo.

A história do apelido é bem inusitada. Na campanha eleitoral para Prefeitura de Guarabira em 1982, o então candidato Zenóbio Toscano passou a ser chamado pelo carinhoso pseudônimo de ‘Gato Preto’ por conta do seu número de disputa eleitoral, que era 55 e que no Jogo do Bicho se refere ao gato.

Isso aconteceu logo após um comício feito pelo amigo Josi Pimentel. O fato chamou atenção do candidato que resolveu adotar o apelido na campanha, já que o gato é conhecido como o animal que come o rato. O apelido caiu na graça da população e acompanhou toda a trajetória política de Zenóbio.

Campanha a campanha e no dia a dia, a figura de Zenóbio Toscano foi rapidamente atrelada a de um gato preto que foi se modernizando ao longo dos anos.

“Zenóbio Toscano, meu pai, já era totalmente conhecido e chamado de Gato Preto até mesmo fora das campanhas. O pseudônimo perdurou por diversas gerações e não podemos agora deixar essa marca linda desse grande homem público desaparecer. Por isso, na minha campanha fiz questão de adotar a gata preta que já é sucesso. É uma honra poder fazer as caminhadas que meu pai fez e ser chamada pela minha gente como eles chamavam o meu pai”, destacou Camila.

Apesar do sucesso da gata preta, a deputada Camila fez um alerta sobre os mitos existentes a respeito desse animal. Isso se deve principalmente pela crença errônea de que esse pet traz má sorte, o que geralmente leva a vários casos de abandono e maus tratos só por conta da cor dos pelos. “Isso não existe, o gato preto sempre trouxe sorte a Zenóbio Toscano e também está trazendo para mim”, afirmou Camila.

Sobre o gato preto

A superstição do gato preto é muito antiga, mas, até hoje, algumas pessoas ainda acreditam que a cor dos pelos do bichano interfere na personalidade dele. Essa fama começou na Idade Média, quando a ideia da bruxaria estava em alta, e a caça às bruxas era popular. As senhoras que viviam sozinhas com um gato preto só fizeram o imaginário das pessoas se desenvolver e relacionar os dois.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.