Final de ano: nutricionista dá dicas de como aproveitar festas e confraternizações sem excessos – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Final de ano: nutricionista dá dicas de como aproveitar festas e confraternizações sem excessos

Confraternizações, ceias, encontros entre amigos e até Copa do Mundo: o mês de dezembro tem sido cheio de eventos sociais, que sempre envolvem comidas gostosas e altamente calóricas. Para não se exceder na alimentação, a nutricionista do grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Sonalle Andrade, conta como aproveitar o período, com a consciência tranquila e sem se exceder, na hora de se alimentar.

O segredo, defende a especialista, é o equilíbrio: a alimentação não deve ser zelada apenas em períodos festivos, como Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa, mas de forma contínua. “Temos que pensar na alimentação para a vida, não apenas em uma dieta ou uma data. ”, disse.

A nutricionista explica que o maior erro das pessoas é justamente se alimentar sem critérios durante todo o ano e ao chegar em momentos marcantes, como datas especiais, poder aproveitar sem excessos. “O erro é o excesso. Excesso de bebida alcóolica, de comida de natal, de réveillon. Você pode comer, mas em pequena quantidade, não precisa exagerar”, sugere.

Para se alimentar sem “meter o pé na jaca”, o conselho de Sonalle Andrade é priorizar a proteína e a salada nas refeições. “A proteína dá saciedade, é benéfica para o organismo, além de aumentar a massa magra. A salada também deve compor o prato, e por último deve vir o carboidrato, e em menor quantidade”, orienta.

As sobremesas, caprichadas nesta época do ano, também podem ser consumidas com moderação. “O panetone, por exemplo, não precisa comer um inteiro, pode comer uma fatia, sem problemas. A torta ou o pavê podem ser consumidos em pequena quantidade após a refeição principal”, recomenda.

Atividade física

A rotina de prática de exercícios de maneira regular também faz parte dos cuidados que podem ajudar a não ganhar peso nessa época do ano. A nutricionista ressalta que, ao fazer uma atividade física, a perda de calorias é maior. Ela incentiva que as pessoas não deixem para 2023, e iniciem o quanto antes um estilo de vida mais saudável com exercício físico.

“As pessoas dizem que vão começar no próximo ano e muitas vezes não iniciam. Ainda dá tempo de começar agora em 2022 e já começar o ano adaptado na nova rotina. Quem sabe, pode até comer um pouco mais no Natal”, conta.

Além do controle do peso, a atividade física somada à alimentação balanceada ajudam na prevenção de doenças, na redução de estresse, no equilíbrio de taxas do organismo e favorecem uma maior qualidade de vida.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O mês de novembro ganha uma cor especial: o roxo, que simboliza a luta contra a prematuridade e a conscientização sobre a importância de...

Cotidiano

Como forma de arrecadar recursos, a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (ASPAN) realiza feirão solidário neste sábado (9) com preço...

Cotidiano

Quatro atletas que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024 estarão em João Pessoa como embaixadores dos Jogos da Juventude, evento que ocorre de...

Cotidiano

Aos 86 anos, o cantor Agnaldo Rayol faleceu na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua casa, localizada na Zona Norte...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.