O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou nesta quinta-feira (9) que, após o retorno dos trabalhos presenciais do colegiado, vai marcar o depoimento de Tercio Arnaud Tomaz, assessor especial do presidente Jair Bolsonaro. Tercio é paraibano de Campina Grande.
Uma investigação sobre contas falsas apontou Tercio Tomaz como administrador de perfis que divulgavam fake news. Nesta quarta-feira (8), o Facebook removeu contas inautênticas relacionadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro, inclusive, páginas ligadas a Tercio Tomaz.
A apuração foi feita pelo Laboratório Forense Digital DFR – que mantém uma parceria com a rede social – a partir de mensagens e posts divulgados nas páginas removidas.
Uma das páginas derrubadas pela rede social foi o perfil Bolsonaro News. A página funcionava no anonimato e não informava quem era o responsável pelas publicações.
Mas a investigação descobriu que o e-mail usado para registrar o perfil era o de Tercio Tomaz. Ele já foi assessor de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
Atuamente, Tercio Tomaz é assessor especial de Jair Bolsonaro, possui um gabinete no Palácio do Planalto, apartamento funcional em Brasília e seu salário chega a quase R$ 14 mil por mês.