O prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, apresentou a experiência da guarda municipal e da patrulha escolar da cidade para prefeitos e representantes de diversos municípios do país no workshop Governance Security Day, que aconteceu em Pernambuco e abordou soluções e medidas que podem ser aplicadas nas cidades para reduzir os casos de violência em diferentes cenários.
Geraldo, que também é presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Segurança Pública, expôs o sistema de segurança implantado no município. No âmbito escolar, que tem ganhado mais destaque nas últimas semanas, a patrulha escolar em Soledade faz ronda nas unidades de ensino todos os dias. Além da fiscalização, o grupo auxilia na educação, ministrando palestras que tratam de assuntos como respeito aos pais e professores e ao patrimônio público.
“Foi uma grande oportunidade poder mostrar como nosso município tem se antecipado a questões que atualmente estão em pauta em todo o país, que é a segurança nas escolas. Realizamos um trabalho bem-sucedido que pode ser replicado por outras cidades; mostramos como temos feito isso e o que é necessário para ser implantado”, apontou o gestor.
O workshop é resultado de um projeto de pesquisa que desenvolveu uma tecnologia multifuncional para a área de segurança, que poderá ser utilizada por municípios, estados e empresas privadas. A proposta seria a criação de um sistema integrado de segurança, que funcionaria como uma ‘muralha digital’, interligando os pontos e também as forças de segurança com redução de custos e de mão de obra, facilitando a implantação, principalmente nas pequenas cidades.
Além de ser eficiente para monitorar escolas e unidades de ensino, o sistema também traria impacto positivo na diminuição de feminicídios e outros crimes de violência, como homicídios, assédio sexual, roubos e assaltos.
O encontro foi realizado pelo Laboratório de Governança, Gerenciamento de Riscos e Conformidade (LabGRC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Participaram também, como convidados, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Municipais, Pereira Neto, além de representantes da Secretaria de Defesa Social e outras iniciativas voltadas para pesquisa no campo da segurança pública.