A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) participou nesta sexta-feira (5) da entrega do título do ‘Pão de Saora’ como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. O produto alimentício foi idealizado por Severino Cabral dos Santos, conhecido por “Seu Saora”, em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras, Sertão paraibano, bastante conhecido na região e em outros estados. O título foi entregue em João Pessoa a Jana Cabral, neta do criador.
“Participamos desse grande momento de reconhecimento do ‘Pão de Saora’ como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. O alimento que faz parte da nossa história e nos acompanha ao longo da vida é conhecido por milhares de paraibanos que já provaram essa especiaria. Nada mais justo esse reconhecimento ao trabalho feito por Seu Saora”, destacou a deputada.
Nas cidades de Cajazeiras e João Pessoa, os familiares de Seu Saora, com muito amor e honra, continuam fabricando o pão nos mesmos moldes do seu idealizador, mantendo desta forma a tradição do “Pão de Saora”.
Severino Cabral dos Santos, mais conhecido como Seu Saora, nasceu em Teixeira no dia 19 de outubro de 1918 e faleceu em 2004, aos 86 anos, na cidade de Cajazeiras. Chegou à cidade no ano de 1947, onde fez história e deixou seu legado na terra do Padre Rolim. Diante das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, Seu Saora teve a feliz ideia de fabricar pães de forma artesanal/caseira com a ajuda da família. Registre-se que o pão francês era e ainda é fabricado sem qualquer produto químico.
Doutora Paula esteve acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, pelo deputado Júnior Araújo e pelo ex-deputado Jeová Campos, autor da propositura que instituiu o ‘Pão de Saora’ como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba.