Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (20), o projeto de Resolução de autoria do deputado Dinho Papa-léguas (PSDB), que concede a Comenda Talento Esportivo Desportista Genival Leal de Menezes aos cinco atletas paraibanos que competiram nas Olimpíadas de Paris 2024. A comenda é destinada a homenagear atletas que, através do esporte, levam o nome da Paraíba aos quatro cantos do mundo, inspirando jovens e promovendo valores como dedicação, disciplina e superação.
“A participação desses atletas nas Olimpíadas de Paris 2024 é motivo de orgulho para toda a Paraíba, e a presente comenda é um reconhecimento por suas trajetórias e conquistas no esporte. Agradeço a todos os deputados que votaram a favor dessa nossa propositura, que é uma demonstração do reconhecimento do esforço e da capacidade de cada um dos nossos atletas”, disse Dinho.
A comenda será entregue a Netinho Marques (Taekwondo), medalhista de bronze; Jucilene de Lima (Lançamento de Dardo); George Wanderley (Vôlei de Praia); Andressa de Morais (Lançamento de Disco); e Henrique Honorato (Vôlei de Quadra).
Atletas Homenageados
– Netinho Marques, natural de João Pessoa, é um atleta de Taekwondo conhecido também como Edival Marques Quirino Pontes. Ele ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo de 2022, realizado em Guadalajara, no México. Em Paris, orgulhou a Paraíba e o Brasil ao conquistar a medalha de bronze.
– Jucilene de Lima, nascida em 1990, na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, é uma atleta do Lançamento de Dardo que, aos 33 anos, participa de sua segunda Olimpíada. Em Tóquio 2020, Jucilene ficou na 15ª colocação na fase classificatória.
– George Wanderley, paraibano, iniciou no Vôlei de Praia influenciado por seu pai. Destacou-se ao conquistar uma medalha de bronze no Circuito Open Banco do Brasil, sendo o atleta mais jovem a subir ao pódio, com apenas 18 anos. Foi campeão mundial Sub-19 em 2014 e Sub-21 em 2015.
– Andressa de Morais, natural de João Pessoa, é especialista no Lançamento de Disco e atual recordista sul-americana da prova.
– Henrique Honorato, de Campina Grande, atua na posição de ponteiro no Vôlei de Quadra. Serviu à Seleção Brasileira na conquista da medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Sub-21 de 2016 e foi campeão da Copa Pan-Americana Sub-21 de 2017.