Decreto institui Brasão Representativo da Polícia Penal do Estado da Paraíba - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Decreto institui Brasão Representativo da Polícia Penal do Estado da Paraíba

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4) o ‘Brasão da Polícia Penal do Estado da Paraíba’ e respectiva heráldica.

O documento diz que o brasão não poderá ser utilizado em parâmetros e dimensões diferentes das descritas no anexo único deste Decreto, salvo, em condições específicas, disciplinadas pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, mantendo, entretanto, as devidas proporções.

Ainda conforme o Decreto, o referido brasão é de uso exclusivo da Polícia Penal do Estado da Paraíba (PPPB), só podendo ser ostentada pelos integrantes do cargo efetivo de Policial Penal.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

O Brasão de Armas da Polícia Penal da Paraíba, é constituído de: Escudo, em estilo clássico na cor amarela com efeito degradê simbolizando o ouro; Faixas, vazadas e bordas nas cores pretas representadas pela cor do background; Centro do escudo, um único elemento: o brasão do Estado da Paraíba, e abaixo deste, a abreviação PB da palavra PARAÍBA na cor preta.

O conceito do Brasão da Polícia Penal do Estado da Paraíba se dá com a combinação dos seguintes elementos: Brasão – Escudo dividido em quatro partes, com contorno preto e background na cor amarelo-ouro; Faixas – Em destaque nas partes superior e inferior, vazadas com letras pretas, cor de fundo amarelo-ouro representando justiça, carregado justamente com às palavras POLÍCIA PENAL em letras maiúsculas em cor preta; No centro – Campo carregado com o brasão do estado, vê-se que é formado por três ângulos na parte superior e um na parte inferior. Contém estrelas, que respeitam a divisão administrativa do Estado.

No alto, uma estrela maior, com cinco pontas e um círculo central, onde se vê um barrete frígio signifi cando liberdade. No interior do escudo, há duas paisagens: um homem guiando o rebanho (sertão) e o sol nascente (litoral). Circundando-o, encontra-se uma ramagem de Cana-de-açúcar à esquerda, e à direita, uma de algodão.

As duas ramagens são presas por um laço, em cujas faixas está inscrita a data de fundação da Paraíba: 5 de agosto de 1585; Base – Com a inscrição “PB”, abreviação de Paraíba; Cores do brasão – No Escudo, cor Amarelo- Ouro (Código: #FFE682); nas faixas, cor Amarelo-Ouro (Código: #F8D366); nas palavras POLÍCIA PENAL, cor Preta (Código: #000000); nas bordas das faixas e palavras, cor Preta (Código: #000000); na borda externa do Escudo, cor Preta (Código: #000000); Fonte – Franklin Gothic Demi; Dimensionamento do brasão – Largura 4cm x Altura 5,2cm.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 10 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O final do ano é o período em que mais se registram casos de abandono de animais no Brasil. As justificativas são diversas: viagens...

Cotidiano

A Galvão Amorim comemora 18 anos de atuação na construção civil paraibana com uma nova fase de expansão no mercado de alto padrão de...

Cotidiano

A Casa MGA inaugura, na próxima quinta-feira (11), uma mostra exclusiva e inédita com obras do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Intitulada “Viagem no...

Cotidiano

Em alta no estado, o setor da construção civil é o terceiro na geração de empregos formais na Paraíba. De janeiro a outubro deste...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.