Leis de Jutay garantem direitos aos consumidores paraibanos - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Leis de Jutay garantem direitos aos consumidores paraibanos

Mais do que promoções, o Dia do Cliente, comemorado nesta segunda-feira (15), levanta debates sobre atendimento de qualidade, personalização e a nova forma de se relacionar e de comprar em tempos digitais. Na Paraíba, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou a importância da data e relembrou algumas de suas leis que ampliam a proteção, a transparência, o direito à informação e os direitos dos consumidores.

Ao longo do mandato, Jutay tem se dedicado a criar instrumentos legais que tornem a relação de consumo mais justa e transparente. Entre essas iniciativas está a Lei 10.798/16, que obriga os estabelecimentos a fornecerem, sempre que solicitado, os motivos do indeferimento de crédito por escrito, garantindo mais transparência e evitando constrangimentos ao consumidor. Outro exemplo é a Lei 10.266/14, que obrigou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros residenciais, medida que assegura um pagamento mais justo nas contas de água, podendo reduzir as tarifas em até 40%.

A defesa do consumidor também se fortaleceu com a Lei 10.939/17, que obriga os estabelecimentos comerciais a manterem os monitores de caixa em posição visível e sem obstáculos, assegurando ao cliente o acompanhamento correto de suas compras. Já a Lei 9.960/13 possibilitou que o Governo do Estado realizasse o parcelamento das dívidas de empresas privadas com a Cagepa, o que também reflete em benefícios para a população.

Pensando nos consumidores com restrições alimentares, o deputado apresentou a Lei 10.825/16, que determina que os estabelecimentos deem destaque especial a produtos alimentícios voltados para pessoas com intolerância à lactose ou doença celíaca, garantindo acesso facilitado a informações essenciais. Outra lei de repercussão foi a 12.238/22, que estabeleceu prazo de até 180 dias para retirada de equipamentos eletrônicos deixados em assistência técnica, contribuindo diretamente com comerciantes e consumidores, que antes ficavam com equipamentos acumulados por tempo indeterminado.

“O direito do consumidor é dinâmico e deve passar por constante atualização da legislação. Na Assembleia, assumimos essa bandeira de defesa do consumidor. Essa relação de consumo precisa ser clara e direta para que ninguém saia no prejuízo”, afirmou Jutay Meneses.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.