Advogados municipalistas com atuação em todo o estado da Paraíba decidiram, após amplo debate, apoiar a pré-candidatura de Maria Cristina Santiago à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB). A decisão aconteceu após a maioria dos advogados que atuam junto aos municípios serem ouvidos sobre todas as candidaturas que concorrem à Presidência da Ordem e se decidirem pelo apoio à candidata de oposição.
Um grupo de advogados municipalistas se reuniram nesta sexta-feira (10) com Maria Cristina Santiago para debater as propostas. Na ocasião, chegaram a discutir sobre os desafios para a advocacia municipalista na Paraíba, em especial, a necessidade de ações mais efetivas por parte da OAB-PB para apoiar os profissionais que atuam junto aos municípios. Uma das ações defendidas foi a abertura de um diálogo direto com os advogados municipalistas de todas as regiões do Estado.
O advogado Marco Villar revelou que o apoio à pré-candidatura de Maria Cristina Santiago aconteceu após um consenso entre os advogados municipalistas. “Após ouvir nosso grupo e as propostas apresentadas pelos pré-candidatos, no projeto liderado por Maria Cristina houve um compromisso real e efetivo com a advocacia municipalista. Vimos que, nesta conjuntura, ela é a pessoa certa para liderar uma reconstrução da OAB, para transformá-la em uma entidade de defesa das prerrogativas da advocacia. Acreditamos e confiamos em Maria Cristina para conduzir essa transformação”, afirmou.
A pré-candidata Maria Cristina Santiago agradeceu as palavras e apoio dos advogados municipalistas. “Hoje é um dia de alegria. Estar aqui dialogando com os advogados e as advogadas que atuam em diferentes municípios do nosso estado permite não apenas uma aproximação, mas conhecer a realidade de cada um desses profissionais. É isto uma das coisas que falta à OAB-PB. Diálogo, proximidade, escuta ativa, participação. É com este sentimento que recebo a adesão de Marco Villar e dos advogados e das advogadas municipalistas que estiveram presentes aqui hoje. Vamos juntos transformar a Ordem. Vamos juntos promover a inclusão, representação e defesa de toda a advocacia paraibana”, declarou a pré-candidata à presidência da OAB-PB.