Advogados professores declaram apoio a Raoni e destacam propostas de fortalecimento da categoria – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Advogados professores declaram apoio a Raoni e destacam propostas de fortalecimento da categoria

O restabelecimento do convênio do Mestrado por meio da Escola Superior da Advocacia (Esa), o retorno de cursos de aprimoramento, atualização e especialização voltados aos professores advogados, além de cursos com temas atuais a exemplo da análise de legislações recentes, são algumas das propostas do advogado Raoni Vita para construção de uma nova Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB).

Nesta sexta-feira (15), Dia do Professor, profissionais de advocacia que lecionam declaram apoio à pré-candidatura de Raoni a presidente da OAB-PB e destacaram a experiência e a sua vontade e determinação para construir um novo tempo para a advocacia paraibana.

José Gomes de Lima, professor há 15 anos, atualmente lecionando Direito Tributário no Uniesp, disse que o objetivo de renovar a OAB-PB fica mais claro, mais palpável, mais materializado com Raoni que é um advogado jovem, mas com uma experiência de 15 anos de advocacia militante. Segundo o professor, ele tem a cabeça de gente jovem, mas que entende os problemas da advocacia, sobretudo da jovem e da mulher advogada.

“A OAB-PB precisa ser comandada por alguém que entenda realmente da advocacia, que tenha a advocacia como sua principal atividade. Eu sou um advogado que leciona, tenho a advocacia como principal atividade. Entendo que o magistério engrandece qualquer profissão e por isso, temos que ter um advogado militante, mas que também dê valor a academia, que tenha projetos principalmente para a ESA. Raoni além de ser militante, tem um pé muito forte na academia, pois garantiu seu mestrado por meio de uma parceria que a ESA tinha com a Universidade de Santos. Essa parceria foi jogada fora pela gestão atual e Raoni vai resgatar isso”, observou José Gomes.

Para o advogado e professor Ricardo Sérvulo, o seu apoio a Raoni Vita está embasado no conjunto de atribuições que ele tem. “Ele é um diplomata, tem trânsito livre dentro das instituições, dentro dos órgãos. E ao mesmo tempo ele é firme quando é necessário se posicionar, principalmente em defesa da advocacia e da OAB-PB. Raoni faz essa transição de virtudes de uma forma tranquila. Com o máximo respeito a todos os que concorrem nessa eleição, mas para o momento histórico atual da Ordem que precisa retomar seu protagonismo, o nome é Raoni. Além de tudo, ele tem uma efetiva militância, está nas batalhas, nas lutas. Ele mesmo tem ingressado com ações em defesa da advocacia, coisa que a própria OAB-PB não fez”, disse.

O advogado e professor da disciplina de Direito Processual Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rinaldo Mouzalas, disse que o sucesso profissional de Raoni e toda sua experiência como advogado militante o capacitam para o comando da OAB na Paraíba. “Vejo em Raoni um profissional que conseguiu vencer como advogado, como uma pessoa que vive exclusivamente da advocacia, razão porque conhece todas as particularidades e características da nossa profissão, sobretudo as dificuldades. Todo o seu sucesso profissional mostrou que ele tem habilidade de predicado suficientes para que a advocacia possa ser conduzida por novos rumos”, disse.

Para Mouzalas, não adianta escolher para presidência da OAB-PB pessoas que não tenham essa vivência cotidiana com a advocacia porque não vão saber a realidade e quais são as soluções necessárias para a resolução dos problemas. “Na OAB-PB já tivemos a experiência de pessoas que tinham pouca experiência com a advocacia e vimos que as bandeiras não foram tão significativas. Por isso, Raoni é o único nome que representa realmente o melhoramento da nossa categoria porque ele conhece as particularidades da nossa profissão”, afirmou.

Já a advogada Camila Cavalcanti, professora da Fesp Faculdades, disse que apoia a pré-candidatura de Raoni por ele conhecer a realidade da advocacia paraibana e de ter um olhar especial para o magistério. “Eu apoio Raoni porque ele é compromissado com a classe e conhecedor das dificuldades que encontramos diuturnamente. Além do fato de que ele está preparado para enfrentá-las”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O relator-geral do Orçamento 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou nesta sexta-feira (3) parecer preliminar em que determina 20 programações de caráter nacional para...

Política

Apontado como possível destino do ex-governador Geraldo Alckmin para 2022, o PSB ainda não dá como certa a filiação do tucano. “Não diria que está perto ainda. O...

Política

O Plenário do Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 mantendo pleito da Confederação Nacional de Municípios (CNM)...

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Câmara e o Senado farão “o máximo esforço” para promulgar o quanto...

Copyright © 2020 js freelas.