O município de Água Branca alcançou o 3º lugar entre os municípios paraibanos com experiências exitosas na área de imunização, segundo reconhecimento divulgado na 3ª edição da Revista Vacina Mais Paraíba, lançada pelo Governo do Estado durante o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), realizado em João Pessoa.
O evento, que reuniu representantes do Ministério da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), destacou o protagonismo da Paraíba em um dos maiores encontros científicos do país na área da saúde pública.
Água Branca, integrante da 11ª Gerência Regional de Saúde, conquistou o terceiro lugar com o trabalho intitulado “Impacto Positivo da Busca Ativa Semanal de Vacinação com apoio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na melhoria das coberturas vacinais no município de Água Branca-PB”. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua das coberturas vacinais, utilizando tecnologia e acompanhamento sistemático para garantir maior adesão da população às campanhas de imunização.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Talita Tavares, ressaltou a importância do reconhecimento e da valorização das boas práticas municipais. “O Vacina Mais Paraíba representa um movimento coletivo de fortalecimento das estratégias de imunização em todo o estado. Premiar as boas práticas é reconhecer o empenho das equipes municipais e incentivar que mais gestores adotem ações criativas e eficazes para ampliar as coberturas vacinais”, afirmou.
O programa Vacina Mais Paraíba tem se consolidado como um marco na história da imunização do estado, fortalecendo o vínculo entre Estado e Municípios por meio de uma atuação conjunta, horizontal e baseada na corresponsabilidade. Suas ações se estruturam em três eixos principais:
•Qualificação profissional: capacitação constante das equipes de imunização;
•Comunicação: incentivo à conscientização pública e parcerias interinstitucionais;
•Sistemas de Informação: modernização dos registros vacinais e uso inteligente dos dados.
Com o reconhecimento, Água Branca reafirma seu comprometimento com a saúde pública e serve de exemplo para outros municípios na busca pela ampliação das coberturas vacinais e fortalecimento das políticas de imunização.