Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, Requerimento da deputada Doutora Paula (Progressistas) para que seja encaminhado ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, o pedido para que sejam aproveitadas as estruturas de todos os bancos oficiais no pagamento do auxílio emergencial aos autônomos, MEIs e desempregados por conta da situação gerada pela pandemia do coronavírus.
De acordo com a deputada, ficou comprovado a falha com os incontáveis casos de aglomeração em toda a extensão do território nacional nos locais de pagamento do auxilio emergencial, feito apenas pela agencias da Caixa Econômica e agências lotéricas. Por isso, se faz necessária uma revisão na estratégia do pagamento.
“Neste sentido, verificasse a existência do Banco do Nordeste, a excelente capilaridade de agências e correspondentes bancários do Banco Brasil e ainda, o Banco da Amazônia entre outros de desenvolvimento regional”, destacou a deputada.
Medidas
Também foi aprovado um Requerimento em que a deputada Doutora Paula pede ao Governador do Estado a criação de uma medida emergencial para obrigar o uso de máscaras de proteção facial nos estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento no âmbito do Estado, como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, com previsão de multa para quem descumprir a norma, a qual incidirá sobre o estabelecimento comercial onde houver pessoas sem máscara.
Cajazeiras
Antes de iniciar a sessão ordinária, a deputada Doutora Paula solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, para que o Hospital Regional de Cajazeiras seja referência para os 14 municípios que integram a 9º Região de Saúde. Para a deputada, os pacientes de Covid-19 de Sousa, por exemplo, devem ser atendidos no Hospital Regional de Sousa. O secretário disse que esse é um pedido que pode ser analisado posteriormente.