Ana Paula defende valorização do professor durante debate do Plano Nacional da Educação na ALPB - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Ana Paula defende valorização do professor durante debate do Plano Nacional da Educação na ALPB

A secretária de Educação de Princesa Isabel e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba (Undime-PB), Ana Paula Nunes, defendeu a valorização dos professores e a ampliação das políticas de alfabetização durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O debate discutiu os avanços e desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024.

O evento foi solicitado pelo deputado federal Murilo Galdino e contou com a presença do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino; do secretário estadual da Educação, Wilson Santiago Filho; e da deputada federal Tabata Amaral, que preside a Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados.

Durante sua fala, Ana Paula destacou que a valorização do professor é uma bandeira pessoal e indispensável para o sucesso educacional do país.

“O sucesso da educação do Brasil é indissociável da valorização do professor. Se você não valoriza quem está no chão da sala de aula, a educação não acontece. É preciso garantir que o piso salarial seja cumprido e punir gestores que descumprem a lei, porque ainda há casos de prefeitos que não concedem o aumento, achando que o professor já ganha demais”, afirmou.

Ela ressaltou que somente quem está no dia a dia alfabetizando sabe o esforço e a importância do trabalho docente. “Quem está alfabetizando 25 alunos sabe o que é essa responsabilidade”, completou.

A secretária também defendeu avanços na alfabetização tanto de crianças quanto de adultos, por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A oferta de alfabetização e da EJA não é opcional para as redes de ensino, ela é obrigatória. Precisamos sanar esse buraco que se agravou nos últimos anos, com crianças sem alfabetização na idade certa e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo adequado, comprometendo seu desenvolvimento intelectual e profissional”, disse.

A deputada Tabata Amaral enfatizou a relevância da participação coletiva na elaboração do plano. “Nossa missão atual é a elaboração do plano que orientará a educação brasileira nos próximos 10 anos. Este plano abrangente inclui creches, primeira infância, educação para surdos, inclusão, pós-graduação e visa definir o futuro da educação no Brasil em uma década. Tal projeto não pode ser concebido exclusivamente em Brasília, nem ser restrito a um número limitado de interlocutores. O objetivo é ouvir professores, alunos, pais e mães, pessoas que não apenas compreendem, mas vivenciam a educação diariamente”, disse.

A presidente da Comissão de Educação da ALPB, deputada Cida Ramos, ressaltou que a audiência pública foi fundamental para discutir e construir coletivamente o futuro da educação na Paraíba e no Brasil, promovendo um diálogo aberto entre representantes do governo, educadores e sociedade civil.

Também participaram da audiência o presidente da ALPB, Adriano Galdino, o deputado federal Murilo Galdino; o deputado federal Wilson Santiago; a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; o diretor do Sintep-PB, Felipe Baunilha; a vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Nóbrega; a pró-reitora de graduação da UFPB, Ana Cláudia Rodrigues; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Nacionais de Educação, Ana Paula Nunes; além de professores e alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

O encontro fez parte da agenda de debates sobre a renovação e atualização das metas do PNE, que chega ao fim do ciclo previsto em 2024.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Diretório Estadual do PT da Paraíba, comandado pela deputada estadual Cida Ramos, tem reunião marcada para o próximo sábado (8). Na tribuna da...

Política

Dando sequência ao projeto de modernização e aprimoramento da mobilidade urbana de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena abriu, nesta quarta-feira (5), a aula...

Política

“A gestação foi uma surpresa, porque logo no começo tive um sangramento e achei que iria perder o bebê. Foi nesse momento que descobri...

Política

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), as contas da Prefeitura de Sapé referentes ao exercício...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.