O projeto de Lei 1.428/23, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que institui a Semana Estadual da Inclusão Digital da Pessoa Idosa, foi aprovado nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) projetam que as pessoas acima dos 60 anos já são 15% da população brasileira, chegando a mais de 33 milhões. O levantamento estima que até 2030 este grupo alcançará os 40% da população, ultrapassando a marca de 73 milhões de pessoas.
“Nós estamos vivendo mais e todos os dados apontam para um aumento gradativo da longevidade no Brasil. Esta constatação nos impõe a necessidade de garantir uma vida com mais qualidade e respeito aos direitos desta parcela da população. Aliado a isto, é urgente a implementação de políticas de valorização daqueles que já passaram dos 60 anos. Quero agradecer os meus pares pela aprovação desse importante projeto”, destacou Jutay.
De acordo com o deputado, o projeto tem o objetivo de criar políticas públicas de valorização da pessoa idosa. A Semana será realizada anualmente do dia 27 de setembro ao dia 3 de outubro.
O projeto estabelece que o Poder Público e as entidades da sociedade civil poderão promover ações, oficinas, capacitações, palestras, campanhas publicitárias e demais eventos com vistas à inclusão digital da pessoa idosa.
Para o deputado, além dos cuidados com a saúde, é essencial a formulação de programas que possam viabilizar a inclusão digital da pessoa idosa. “Estamos caminhando rápido para uma realidade em que o virtual será dominante e esta população precisa estar preparada para novas ferramentas. Estamos falando de acesso à saúde, informação, entretenimento e até segurança”, reforçou.