A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entrega, nesta quinta-feira (27), a Medalha Epitácio Pessoa ao presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, proposta pelo deputado Jutay Meneses (Republicanos). A entrega acontece às 10h no Plenário José Mariz, na sede do Poder Legislativo Estadual, em João Pessoa.
“Quem acompanha o trabalho da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, por meio do seu presidente Carlos Roberto, enxerga, sem nenhum esforço, o ganho de qualidade e os resultados e benefícios gerados pelo trabalho de alto nível que, sob a competente batuta e Carlos Lopes, incansável defensor do pequeno produtor brasileiro, responsável por não só valorizar o trabalho das famílias, mas também por buscar novas formas de incentivo e financiamento para o setor”, destacou Jutay.
Com presença em todos os estados brasileiros, a Conafer representa parcela significativa dos pequenos produtores rurais do país. O segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nominal, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da nossa população.
De acordo com Jutay, um dos mais importantes programas da Conafer, o Mais Pecuária Brasil, pretende gerar uma verdadeira revolução e ganho de qualidade do rebanho bovino. Em parceria com o laboratório Alta Genetics, o programa vai doar 600 prenhezes para os pequenos e médios pecuaristas de cada um dos municípios do Brasil, fornecendo uma equipe responsável pela inseminação e acompanhamento do animal.
“Tudo isto sem nenhuma contrapartida financeira do município ou do pecuarista beneficiado. E destaco que já há municípios paraibanos contemplados neste e em vários outros programas da entidade”, afirmou Jutay.
Para o deputado, a Conafer é a prova maior de que o investimento e o sucesso do País dependem, em grande parte, de movimentos de incentivo e valorização. “Precisamos de mais ações como as desempenhadas pela Conafer com tanto zelo, cuidado e extrema competência. Por tudo que foi dito, espero contar com o apoio dos nobres pares aprovando por unanimidade esta, mais do que justa, homenagem a alguém que vem trabalhando, de maneira incansável, pela nossa gente”, disse.
Perfil
Com formação em Direito, Ciência Política e atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar, o também agricultor e empreendedor rural, Carlos Lopes, comanda há uma década a Conafer, tendo neste tempo angariado excelentes relações institucionais com os setores público e privado.