O patrono do Exército Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias) foi homenageado, nesta terça-feira (23), em uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que também celebrou o Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. A propositura foi do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que em seu discurso, relembrou a história do marechal e a contribuição do Exército na defesa à pátria.
“Usou a sua espada para vencer o inimigo, mas tinha sempre respeito ao ser humano, usando equilíbrio e sensatez, no tratamento aos vencidos”, ressaltou o deputado, que destacou que Duque de Caxias prestou ao Brasil mais de 60 anos de serviços como político, administrador público e como soldado.
Jutay também homenageou o Exército, pontuando o trabalho desempenhado por homens e mulheres que acreditam na seriedade da instituição. “Externamos a nossa gratidão e reconhecimento a eles que dedicam sua força de trabalho e vidas pelo nosso País”, elencou.
A sessão contou com a presença de diversos oficiais do exército, incluindo o general de Brigada Guilherme Lângaro Bernardes, comandante do 1º Grupamento de Engenharia e da Guarnição Federal no Estado da Paraíba. Ele agradeceu a homenagem e reforçou a atuação da categoria pela ordem e proteção das pessoas. “O Exército está presente em diversas situações de calamidade onde está sempre à frente, atuando em prol da população brasileira”, afirmou.
Estiveram presentes ainda o coronel Everton Luiz Navarro de Almeida, comandante da Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa; o tenente-coronel André Gianasi Júnior, comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado; o tenente-coronel Orlando Pacheco Neto, comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado; o coronel Silva Santos, representando o coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; o capitão de fragata Erijansen de Souza Maciel, Capitão dos Portos da Paraíba; o vereador Bispo José Luiz, representando a Câmara Municipal de João Pessoa; e os empresários Marconi Medeiros de Souza, presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, e Roberto Cavalcanti, presidente do Sistema Correio de Comunicação.
Duque de Caxias
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu na Cidade de Porto Estrela, no Rio de Janeiro, em 25 de agosto de 1803, falecendo em 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica. Duque de Caxias foi o insigne soldado que serviu ao Exército Imperial, sendo o ícone sagrado nas lutas internas pela pacificação do País, desde o período pós independência até o Segundo Império, assim como nas campanhas externas, na Região do Cisplatina e na Guerra da Tríplice Aliança.
Dia do Soldado
Em 25 de agosto de 1923, a data de seu aniversário natalício passou a ser considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro, Instituição que se forjou sob o seu exemplo, de cujo seio emergiu como um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Ele prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político, administrador público e como soldado de vocação e de tradição familiar a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil.














