O atendimento humanizado e eficaz adotado pela Rede Hapvida na Paraíba já garantiu a recuperação de 115 pacientes que estavam com a Covid-19. O protocolo adotado no Hospital da Rede em João Pessoa vem mostrando sua eficácia, fazendo com que pacientes em estado crítico pudessem deixar a UTI, passando para a enfermaria e posteriormente, recebendo alta e voltando para o convívio com sua família. A Rede Hapvida conta com um total de 3.834 pacientes recuperados em todo o Brasil.
O diretor médico do Hospital Hapvida em João Pessoa, o intensivista João Rodolfo Cavalcanti Andrade de Araújo, disse que o número é motivo de alegria para toda a equipe, apesar das dificuldades que o momento trouxe, sobretudo em meio às perdas. Para ele, as recuperações dos pacientes estão diretamente ligadas com o trabalho de preparação antecipada da rede hospitalar e do atendimento humanizado prestado aos pacientes e familiares.
João Rodolfo citou como exemplo o desenvolvimento de um sistema de comunicação que permitiu às famílias estarem sempre informadas do que estava acontecendo com o paciente. “A humanização já é prioridade do nosso atendimento e nesse momento, como os pacientes não podem receber visitas, montamos uma estrutura de comunicação com assistente social, médicos da UTI e da enfermaria para ofertar informação diária para os parentes das pessoas internas, esclarecendo o andamento do quadro de saúde e da condução no tratamento. Isso ajuda muito em manter as pessoas próximas e melhora muito na recuperação”, destaca.
O médico explicou que o número de recuperados se deve ainda às experiências obtidas em todo o País, o que garantiu a elaboração um protocolo mais eficaz. “Como o Hapvida é a maior Rede do País, conseguimos compilar um número muito alto de experiências que nos deu um norte. Foi o que ajudou a proporcionar o nosso próprio protocolo que tem seguido com bons resultados, com números altos de altas médicas e reversões de pacientes extremamente críticos, com doenças severas da UTI para enfermaria e da enfermaria para casa”, afirma.
A antecipação ao problema também foi citada pelo diretor administrativo do Hospital Hapvida em João Pessoa. “Quando se confirmou os primeiros casos no País, a gente modificou completamente a estrutura do Hospital, adaptando para a grande demanda que poderia chegar de doentes. Chegamos a instalar um ambiente só para atender sintomas virais e gripais, além de proporcionarmos EPIs que são distribuídos rigorosamente entre todos os profissionais e usuários. A logística da empresa foi extremamente eficiente neste momento e isso está gerando resultados positivos na recuperação dos pacientes”, garante.
Sobre o Sistema Hapvida
Com quase 6,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.