A Banda Furdunço vai realizar, nesta segunda-feira (25), a entrega de uma tonelada de alimentos arrecadados durante live realizada pelo grupo musical no sábado (16), em Campina Grande. Os donativos serão destinados a Associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae – Campina Grande) e a entrega ocorrerá às 10h.
A iniciativa foi uma forma que a Banda Furdunço encontrou para ajudar pessoas e instituições que estão com as atividades suspensas há 60 dias em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Toneladas de alimentos foram arrecadados e, além da Apae, outras instituições estão recebendo os donativos doados durante a live.
A Apae
É uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fim lucrativos e com duração indeterminada. Com atuação em Campina Grande desde 1982, a Apae/CG promove e articula ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
História
A banda Furdunço nasceu de uma roda de amigos, e entre diversos encontros para confraternizar a amizade surgiu a ideia de criar um grupo de pagode em 1998. De início um grupo pequeno, uma Roda de Samba, com Túlio, Tiago, Danilo, Tovar e Almir, mas que logo em seguida devido ao número de participações em eventos, se viu a necessidade de aumentar o grupo e criar uma banda, sendo o Furdunço um dos precursores do evento de bastante sucesso ‘O Domingo Tem Pagode na Cidade de Campina Grande’ ainda em 1998.
Logo em seguida com o crescimento e divulgação na região, a banda realizou participações em grandes eventos como Micarande, shows no Spazzio (com Ivete Sangalo, klb, Os Travessos e outros), Vila Forró (Raça Negra, Arte Popular e outros), Forrock em João Pessoa (Paralamas do Sucesso, Magníficos e outros), e em várias cidades do interior da Paraíba como Cajazeiras, Patos, Sousa, e em Natal-RN.
A Banda deu um tempo no final do ano 2000, voltou a se reunir em 2005 para um Réveillon na Cidade de Campina Grande e desde então vem se reunindo para realizar participações a exemplo de 2018 nos 20 anos da banda, com ‘Furdunço Retro 90’ no Baile Verde e Branco do Clube Campestre. Furdunço que sempre teve em sua marca a irreverência e como o próprio nome sugere, a “bagunça” vem na mistura de ritmos e estilos musicais trazendo para o bom e velho samba.