Bem-estar: design do imóvel pode afetar qualidade de vida, aponta estudo – André Gomes
Siga nas redes sociais

Negócios

Bem-estar: design do imóvel pode afetar qualidade de vida, aponta estudo

A qualidade de vida está diretamente atrelada aos ambientes de convivência, como as residências, escritórios, prédios comerciais, por exemplo. Isso é o que discute a Neuroarquitetura, uma área que estuda a interação do organismo humano com os espaços que ocupa. Essa relação pode afetar positiva ou negativamente o bem-estar das pessoas, segundo estudiosos da Associação de Neurociência para a Arquitetura – em inglês Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA).

A teoria aponta que empreendimentos que oferecem características como amplitude, iluminação natural e direta, sistemas de ventilação, espaços verdes e design estratégico, por exemplo, favorecem o bem-estar e têm um impacto positivo no subconsciente coletivo.

Ciente da tendência, o mercado imobiliário mundial tem buscado atender essa nova demanda, com edifícios que além de modernos, sejam capazes de promover qualidade de vida. Na Paraíba, um investimento recente neste perfil de construção é o Omni Life&Health, projeto das construtoras Massai e Hofmann Station, que está sendo construído no bairro de Manaíra, em João Pessoa.

A arquiteta Fernanda Ventura detalha que os projetos atuais devem buscar gerar sensações de segurança e tranquilidade, fatores que serão agregados à experiência do local. Ela atuou no projeto do Omni e desenvolveu estratégias voltadas para a melhoria da saúde e bem-estar do empreendimento. Segundo a arquiteta, os principais impactos de viver e trabalhar neste espaço será o aumento da produtividade e da qualidade de vida.

“Se você tem um ambiente que tem mais identidade com elementos da natureza, isso impacta diretamente nas emoções, mais do que um ambiente frio. Antigamente os ambientes de saúde, por exemplo, eram frios, mas hoje os materiais estão muito evoluídos e com a inserção de um design de interiores em saúde faz com que possamos trabalhar para um ambiente que acalma, atinja as emoções. O Omni oferece muito além do que um ambiente de bem-estar, oferece um ambiente de cura”, enfatizou a profissional.

Voltado para a experiência do usuário, o projeto do Omni foi pensado para unir moradia, shopping e um complexo de saúde, dentro de ambientes projetados, que juntos serão um verdadeiro ecossistema integrado, com áreas abertas, jardins projetados, rooftops e ambientes de circulação independentes para os que estarão presentes nos três imóveis do complexo. Todo o projeto do empreendimento está centrado no ser humano, em sua saúde e no seu bem-estar, suprindo as demandas de consumidores que buscam ambientes planejados estrategicamente para este fim.

Omni Life&Health

O empreendimento de 36 pavimentos será construído no bairro do Manaíra, no modelo mixed-use, incluindo um shopping, contendo 28 lojas, um residencial com 112 flats e apartamentos, e um medical center, com 233 consultórios e outros ambientes, como o hospital dia, quatro salas de reuniões, três auditórios, duas salas de audiovisual e espaços abertos e arborizados, com jardins e cafés, que servirão para locais de espera.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Negócios

Durante o período de janeiro a junho deste ano, o estado da Paraíba registrou a abertura de 26.033 novos pequenos negócios, conforme levantamento feito...

Negócios

Ela é a terceira capital mais antiga do Brasil e além da tradição e história, tem também o ar jovem de cidade que acompanha...

Negócios

A pandemia da covid-19 redirecionou hábitos, comportamentos e ressignificou conceitos na vida de pessoas e empresas de todo o planeta. No novo cenário, os...

Negócios

O mercado do turismo de saúde e bem-estar tem crescido nos últimos anos e se tornou ainda mais popular após o início da pandemia,...

Copyright © 2020 js freelas.