Brasil registra mais de 50 milhões de consumidores virtuais; Jutay alerta sobre riscos na hora da compra – André Gomes
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Brasil registra mais de 50 milhões de consumidores virtuais; Jutay alerta sobre riscos na hora da compra

O e-commerce no Brasil têm crescido exponencialmente. Levantamento da NielsenIQEbit realizado em 2023 mostra que o país registrou mais de 50 milhões de consumidores virtuais, um aumento de 6% considerando o mesmo período do ano anterior. O faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), com Ticket Médio de R$ 470,00 (um crescimento de 2% em relação ao ano anterior), 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores virtuais.

Com o mercado aquecido, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) faz um alerta aos consumidores, nesta sexta-feira (15), Dia do Consumidor, sobretudo quanto a virtualização das vendas, onde especialistas apontam maiores riscos para quem vai aproveitar as ofertas oferecidas nessa época. As vendas presenciais já possuem ampla proteção do Código de Defesa do Consumidor, entretanto, o mundo virtual vulnerabilizou os consumidores de maneiras diferentes.

“Temos que lembrar que uma loja virtual pode ser facilmente criada com o objetivo de enganar o consumidor. Os golpes podem ser diversos, desde a captação de dados pessoais até casos em que o cliente compra um produto, recebe outro ou jamais o recebe. Nesse sentido, é preciso ter cuidado e avaliar a segurança do site e observar, sobretudo, os comentários de avaliações e buscar sobre a credibilidade da empresa que está ofertando o produto. O consumidor deve se cercar de toda segurança na hora de efetuar sua compra no mundo virtual”, afirmou Jutay.

Para o deputado, ainda como medida de segurança, é importante verificar o prazo de entrega dos produtos, os juros nas compras a prazo e a política de devolução em relação a itens que não apresentam semelhança com o que foi anunciado ou com defeitos. “Esses cuidados podem evitar muitas dores de cabeça ao realizar uma compra virtual”, avaliou.

O Dia do Consumidor

A data foi instituída com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos dos consumidores e a importância da proteção do consumidor, além de incentivar práticas comerciais mais justas e transparentes por parte das empresas.

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