Câmara de João Pessoa inicia trabalhos legislativos ouvindo a população de forma itinerante – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Câmara de João Pessoa inicia trabalhos legislativos ouvindo a população de forma itinerante

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu, na manhã desta sexta-feira (29), para traçar estratégias para o início dos trabalhos da 18ª Legislatura, na próxima semana. Com intuito de aproximar ainda mais o Legislativo da população, a Casa Napoleão Laureano estará em caravana ouvindo a sociedade, em diversos pontos da cidade. Os vereadores pretendem ouvir as principais demandas da população para discutirem os assuntos no plenário da Casa, além de buscarem as devidas soluções nas respectivas secretarias.

O presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante), explicou que a agenda externa vai ocupar a pauta legislativa no momento em que o plenário da Câmara Municipal passa por reformas. Isso porque depois de uma inspeção da Vigilância Sanitária, o órgão recomendou a troca do carpete do piso por paviflex, por causa dos riscos de contaminação em ambiente fechado. Mesmo com o plenário da Casa em reforma, as outras atividades da Câmara estarão funcionando plenamente.

O primeiro secretário da Câmara, Damásio Franca (Progressistas), revelou que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) já está funcionando para receber todos os projetos e requerimentos que vão tramitar na Casa, mas o plenário está em reforma. Ele explicou que a melhoria na estrutura aconteceu em 2008, ainda na gestão do presidente Durval Ferreira. “A Vigilância Sanitária recomendou que fosse trocado o carpete do plenário. Esse serviço deve demorar umas duas semanas e enquanto isso, nós criamos uma agenda positiva em que os vereadores irão in loco escutar os problemas da cidade, como por exemplo a mobilidade urbana, a Barreira de Cabo Branco e a Saúde”, explicou. De acordo Franca, nos dias reservados às sessões ordinárias (terças, quartas e quintas-feiras) os vereadores vão às ruas escutar as demandas da população para transformar em ações e o mais importante, para posteriormente levarem às respectivas secretarias, para reivindicarem as soluções.

O vereador também explicou que a agenda positiva foi dividida entre os vereadores da Mesa Diretora. Eles coordenarão grupos com outros parlamentares, com interesse nos respectivos temas, da seguinte forma: na terça-feira (2), a partir das 7h, a população será ouvida sobre Mobilidade Urbana, no Parque Solon de Lucena; na quarta-feira (3), às 9h30, haverá visita a escolas da rede municipal; e na quinta-feira (4), os vereadores vão vistar hospitais e postos de saúde; no dia nove, e às 7h, no Largo no Tamandaré, o tema será o ordenamento da Orla da capital. Já às 9h30, os vereadores vistarão a Barreira do Cabo Branco.

“Nos reunimos e decidimos que o retorno às atividades da Câmara não será dentro da Câmara, pois vamos diretamente à sociedade para tratar de assuntos mais pujantes para população. Assuntos que interessam como Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, o ordenamento da orla e a Barreira do Cabo Branco. Vamos formar equipes para, in loco, perguntarmos à população as principais demandas sobre cada tema tratado. Na primeira semana trabalharemos em caravana anotando tudo e juntamente com alguns secretários buscarmos a solução dos problemas”, comentou a primeira vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Eliza Virgínia (Progressistas).

Também participaram da reunião os seguintes servidores da Casa: o diretor de Comunicação, Suetoni Souto Maior; o secretário da presidência, Carlos Santos; a coordenadora do Cerimonial Raíssa Cruz.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa retoma a vacinação da segunda dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (21), para pessoas que já atingiram o prazo...

Política

Em postagem feita agora há pouco no Twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirma ser falsa a informação de que as estradas durante o...

Política

A Paraíba recebeu neste domingo (20) mais 129.250 doses da vacina Astrazeneca que serão distribuídas com os 223 municípios para avanço no processo de...

Política

Os animais de estimação estão presentes em uma quantidade considerável de lares brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto...

Copyright © 2020 js freelas.