Enquanto os brasileiros sofrem sem trabalho e a morte de milhares de pessoas, a Câmara dos Deputados resolveu trocar a frota de veículos (Toyota) em plena pandemia causada pelo coronavírus. Segundo o parlamentar, o orçamento da Câmara é de R$ 6 bilhões. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (3) pelo deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) nas suas redes sociais.
“O que a gente critica e precisa mudar é na direção que haja uma nova mentalidade de País. Não é correto, no meio de uma pandemia, fazer a troca da frota de carros. Temos que criticar as compras feitas pelo governo Bolsonaro, a limpeza da piscina na Granja Santana e também os gastos da Câmara também”, disse Pedro.
O deputado paraibano é autor do projeto de Lei 97/2017 que limita o uso de automóveis oficiais por autoridades públicas. O parlamentar tem trabalhado na Câmara dos Deputados para que sejam reduzidos os gastos com a máquina pública e também pelo fim dos privilégios.
Conforme o projeto, o uso de automóveis oficiais fica restrito à Presidência e Vice-presidência da República, Presidência do Senado Federal, Presidência da Câmara dos Deputados, Presidência do Supremo Tribunal Federal, Ministros de Estado, Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadasdesde que para representação oficial.
A matéria proposta por Pedro estabelece ainda que os demais automóveis oficiais, cujo uso não esteja previsto na proposta, sejam destinados às áreas de segurança pública, saúde e educação. De acordo com o deputado paraibano, o objetivo da proposta é dar maior clareza à legislação que rege a matéria, coibindo os abusos hoje observados.