Campanha “Meu corpo não é sua folia” alerta que importunação sexual é crime – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Campanha “Meu corpo não é sua folia” alerta que importunação sexual é crime

O alerta da quinta edição da campanha Meu corpo não é sua folia, iniciativa da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), foi lançado nesta quinta-feira (9), durante evento no Espaço Cultural, em João Pessoa.

“O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão (Lei 13.718/18) e nesta edição reforçamos que carnaval com respeito é sem importunação. Beijo, abraço e carícia só com consentimento”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A campanha coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana é veiculada nas redes sociais do Governo do Estado e conta com ação integrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, OAB-PB e e outros órgãos.

“Sabemos do desafio de enfrentarmos uma cultura machista e que oprime a mulher tornando-a objeto. No Carnaval, infelizmente, os casos de importunação aumentam nesta época, esta é mais uma iniciativa para orientar as mulheres apelando para que a sociedade apoie e ajude por meio de denúncias”, disse a promotora Liana Carvalho, representando o Ministério Público da Paraíba.

As peças da campanha, como leques, banners e cards, trazem slogans como “Vestida para ser feliz” e “Não é Não”, além de trabalhar com o Bloquinho de Todes no enfrentamento à LGBTQIAPN+fobia. “Somos diversas e estamos sempre focando em levar a mensagem incluindo a população LGBTQIAPN+, que sofre importunação sexual”, afirma a secretária executiva, Cristiana Almeida.

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; a presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher da OAB, Ana Beatriz Eurfrazino; a defensora pública, Raíssa Palitot; a delegada Sirleide Azevedo (Coordeam), Liliana Oliveira, representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da PMJP; Cely Andrade, da Articulação de Mulheres Brasileiras estiveram presentes representando as parcerias.

A secretária executiva da Juventude, Madu Ayar, voz da música tema da campanha, também participou do lançamento. “É uma alegria cantar uma mensagem que traz para nossa realidade que o corpo é da mulher e ela que tem a escolha de buscar com quem e como ela quer se relacionar”, disse Madu Ayar.

Ação

A quinta edição da campanha continua com o slogan “Meu corpo não é sua folia” mostrando que nenhuma mulher pode ter seu corpo tocado ou ser importunada de qualquer forma sem seu consentimento. O crime de importunação sexual prevê pena de um a cinco anos de prisão (Lei 13.718/18). Caso não haja uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município, as denúncias devem ser feitas em qualquer delegacia ou pelos telefones 197 (importunação), 190 (emergência) ou 123 ( violação de direitos).

Ação em Rede

A campanha é uma iniciativa da Rede Estadual de Proteção às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência da Paraíba (Reamcav) e tem como principais realizadores: Secretaria do Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Delegacia Geral da Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público da Paraíba, OAB-PB, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa, Codata, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Conta ainda com a parceria da Associação Folia de Rua.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − quinze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

Natural de João Pessoa e formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem especialização em texto jornalístico e MBA em negócios...

Cotidiano

A cantora Juliette fez um desabafo emocionante durante show realizado em João Pessoa (PB), na noite deste sábado (2), no Teatro Pedra do Reino....

Cotidiano

No Dia da Advocacia Criminal, comemorado neste sábado (2), Sheyner Asfóra, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), escreveu artigo sobre as...

Cotidiano

Uma das maiores agências de publicidade do Brasil completa 25 anos de história e sucesso  – 10 destes em João Pessoa – com uma...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.