Cícero Lucena premia alunos que venceram concurso do Ministério Público do Trabalho – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Cícero Lucena premia alunos que venceram concurso do Ministério Público do Trabalho

Os alunos das escolas municipais vencedores do Prêmio MPT na Escola receberam a premiação do prefeito Cícero Lucena, durante solenidade na manhã desta sexta-feira (22), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento reuniu estudantes de 89 unidades de ensino da Capital, que produziram desenhos, contos, músicas e poesias sobre os temas “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” e Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional.

“Essa parceria com o Ministério Público do Trabalho é fundamental para despertar nas crianças quais são os seus direitos, mas a gente aproveita e descobre talentos, para que possam ser trabalhados e valorizados. Importante para que as nossas crianças tomem a consciência de que vai ter um momento certo no trabalho, vai ter um momento certo de buscar uma profissão. Mas agora o momento é de proporcionar um ensino em que eles possam se preparar para o futuro”, destacou o prefeito.

A premiação foi dividida em dois grupos. No Grupo 1, os trabalhos de alunos de 4º e 5º anos que abordaram a temática do trabalho infantil. No Grupo 2, estudantes de 6º e 7º anos, que desenvolveram trabalhos sobre aprendizagem profissional. A secretária de Educação e Cultura, América Castro, disse que a rede municipal busca todas as vertentes no âmbito de uma pedagogia que favoreça o bem-estar dos estudantes nas escolas.

“A gente vem aumentando o número de escolas de tempo integral, para que, no contraturno, os alunos tenham atividades que possam ampliar ainda mais o potencial deles e não fiquem vulneráveis em relação ao trabalho infantil. O Ministério Público é um grande parceiro nessa luta, tanto de buscar o menino que não chegou à escola, como também de erradicar o trabalho infantil de João Pessoa”, afirmou a secretária.

A promotora do Ministério Público, Maria Edilene Felizardo, disse que o prêmio faz parte de um projeto nacional do MPT, que é chamado Projeto de Resgate a Infância no eixo educação. “Levamos para as salas de aula a temática do trabalho infantil, a temática da aprendizagem profissional, desconstruímos os mitos que envolvem o trabalho infantil, tentamos desnaturalizar o trabalho infantil e denunciar para toda a sociedade que o trabalho infantil é uma grande violação de direitos humanos”, afirmou.

Entre os alunos, a oportunidade de participar de um prêmio que discute questões tão importantes virou um estímulo à criatividade. Josué Rodrigues, de 12 anos, estuda na Escola Dom Adauto. Ele ficou em primeiro lugar na categoria conto. “Espero melhorar anda mais e que todos os estudantes que tenham visto, tenham escutado a palestra, se inspirem e se dediquem às escolas. No estudo também, para algum dia alcançar o objetivo”, disse o aluno.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 10 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Após o resultado das eleições, o candidato a prefeito de Sobrado, Guilherme Coelho, que conquistou uma boa votação nas urnas, fez questão de agradecer...

Política

O Tribunal Regional da Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou a lista dos vereadores eleitos para a próxima Legislatura (2025/2028). A nova composição da Câmara...

Política

A prefeita Josilda Macena entra para história no município de Araçagi ao ser reeleita neste último domingo (6). Nunca na história política do município...

Política

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, do União Brasil, agradeceu nesta segunda-feira (7) a todos os guarabirenses pela vitória nas urnas, ocorrida neste...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.