Cícero e presidente do TCE-PB discutem ações preventivas e transparência na gestão da Capital - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Cícero e presidente do TCE-PB discutem ações preventivas e transparência na gestão da Capital

Com o objetivo de assegurar que as ações da Prefeitura de João Pessoa estejam em conformidade com a legislação vigente, o prefeito Cícero Lucena se reuniu, nesta terça-feira (29), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fábio Nogueira. O encontro aconteceu na sede do TCE-PB, no bairro de Jaguaribe, e contou também com a presença do procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e dos secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão (titular) e Luciano Pereira (executivo).

“Para esta administração, a reunião com o Tribunal de Contas do Estado é fundamental. A visita, inicialmente de cortesia ao presidente Fábio, com quem ainda não havia tido a oportunidade de me encontrar, visa fortalecer a colaboração entre as duas instituições, promovendo uma gestão eficiente, transparente e em prol do bem público no município de João Pessoa”, destacou o prefeito.

As orientações do Tribunal de Contas do Estado norteiam as ações da Prefeitura em todas as áreas — desde a contratação de pessoal, aquisição de equipamentos e prestação de serviços, até os investimentos em obras. Somente na área de Infraestrutura, o volume de recursos ultrapassa R$ 1 bilhão desde 2021, somando obras já executadas, licitadas, contratadas ou com ordens de serviço assinadas.

“Acreditamos que o diálogo com o Tribunal de Contas é essencial para priorizar ações preventivas em vez de medidas punitivas. Ao debater e discutir questões, otimizamos a aplicação dos recursos públicos, garantindo que os objetivos sejam alcançados”, concluiu Cícero Lucena após a reunião.

O secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão, ressaltou que a orientação do Tribunal é fundamental para aprimorar o cumprimento das exigências legais por parte da administração pública, minimizando erros e otimizando os procedimentos. Ele também destacou a importância do encontro para apresentar as dificuldades enfrentadas com empresas que não cumprem suas obrigações contratuais, bem como as medidas que a Prefeitura tem adotado, incluindo a aplicação de penalidades, a fim de evitar prejuízos à população.

“A legislação atual restringe o período de punição a dois anos, o que permite que empresas penalizadas em 2021 e 2022 voltem a participar de licitações e a obter contratos. Informamos ao presidente Fábio Nogueira sobre essa situação. A conversa foi muito proveitosa, e daremos seguimento integral às recomendações do Tribunal”, disse Rubens Falcão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 16 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.