Com resultado ruim no ITGP, Assembleia da Paraíba adota medidas para garantir mais transparência - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Com resultado ruim no ITGP, Assembleia da Paraíba adota medidas para garantir mais transparência

Foto: ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ocupou 19ª colocação, com 34,9 pontos, no ranking do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e da Transparência Internacional feito entre as Casas Legislativas brasileiras. Um índice considerado ruim, em uma escala de 0 a 100, com classificações de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Por conta disso, a Mesa Diretora da ALPB publicou o Ato 042/2023 para aperfeiçoar a transparência pública no Portal da Transparência.

A Medida, assinada pelo presidente Adriano Galdino prevê a readequação fundamentada em três pontos: em atendimento a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011); a Recomendação nº 9/39º – 2023, expedida pelo 39º Promotor de Justiça – Patrimônio Público, do Ministério Público do Estado da Paraíba, à Mesa Diretora; e o compromisso da atual Mesa Diretora em modernizar as ações administrativas da Casa Legislativa, tendo como premissas os princípios constitucionais da publicidade, transparência, eficiência e economicidade.

Com base no documento, fica estabelecido que as informações relacionadas com as despesas orçamentárias e financeiras realizadas pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba do mês deverão ser disponibilizadas no Portal da Transparência até o trigésimo dia do mês subsequente.

Fica estabelecido ainda que o órgão responsável pelo gerenciamento das despesas deve inserir e manter atualizadas as informações sob sua responsabilidade no Portal da Transparência e que o Departamento de Informática deve prestar todo o suporte técnico necessário para fins de viabilizar a publicidade das informações.

O documento estabelece ainda que a Comissão Permanente de Transparência (CPT) da Casa exercerá as atribuições de: monitorar a publicação de informações no Portal da Transparência; recomendar medidas para aprimorar os serviços oferecidos pelo Portal da Transparência; e zelar pelo cumprimento do prazo previsto no caput do art. 1º deste Ato, cientificando à Mesa Diretora na hipótese de descumprimento.

Por fim, caberá a Mesa Diretora adotar as medidas administrativas que se fizerem necessárias no caso de descumprimento do Ato.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.