Consciência negra: campanha da Hapvida NotreDame Intermédica reforça importância do combate à discriminação – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Consciência negra: campanha da Hapvida NotreDame Intermédica reforça importância do combate à discriminação

Hoje, no Brasil, 56% da população é negra, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram uma triste realidade, que aponta crescimento de 67% nos registros de crimes de racismo em 2022, frente ao ano anterior.

Para reforçar a importância do combate diário a todo tipo de discriminação, a Hapvida NotreDame Intermédica lança a campanha “A transformação só acontece com a sua atitude”, alusiva ao Dia da Consciência, celebrado em 20 de novembro.

A iniciativa inclui cartilha informativa, reforço de treinamentos sobre diversidade, equidade e inclusão; vídeo elaborado pelos funcionários da instituição sobre situações cotidianas em que o racismo se expressa, além do incentivo à participação no grupo de afinidade étnico-racial da companhia.

Além do desenvolvimento da campanha, diversos dados reforçam a trajetória de evolução na cultura de inclusão da empresa: dos 66 mil colaboradores, 61% são pessoas pretas ou pardas. E mais: de todas as lideranças da instituição, 48% são pessoas negras.

“Números e metas são importantes para sabermos onde estamos e para onde vamos. Mas, acima de tudo, somos uma empresa de pessoas feita para pessoas e o nosso jeito de ser é acolher todas elas com o devido e merecido respeito”, afirma o diretor de Comunicação Corporativa e Diversidade da Hapvida NotreDame Intermédica, Ricardo Mota.

Para o executivo, os valores da companhia vão ao encontro do propósito de avançar como sociedade: “Trabalhamos para salvar vidas. Isso não é uma escolha: e sim a nossa nobre missão”, reforça.

Dentre as 1,7 mil lideranças negras da Hapvida NotreDame Intermédica, está a Head de Inovação Aberta, Ana Carolina Cândido, de 34 anos, que compartilha a sua história inspiradora de 13 anos na gestão de saúde. “Sempre tive uma inquietação pessoal por saber que muitos avanços da ciência e da tecnologia não chegavam até as pessoas. Por essa razão, comecei a enxergar na inovação a possibilidade de conectar a população às condutas assistenciais personalizadas, efetivas e remotas, quando necessárias”, informa.

Gestora do portfólio de startups desde 2021, Ana é responsável pelas ações de Inovação Aberta e Posicionamento dentro do time de Inovação e atribui a trajetória de sucesso à busca pelo autoconhecimento e a ser intencional em cada ação. “Saber quem você é, de onde você veio, conhecer a sua história, ter clareza da sua jornada e da jornada de seus ancestrais te dará mais base e força para buscar seus objetivos e passar pelos desafios do dia a dia, que são muitos. Não faça nada só por fazer, tenha a intenção de gerar mudança e transformação com os seus atos; mesmo os pequenos gestos geram movimento em grandes estruturas”, reflete.

Outra trajetória de inspiração é a da consultora de RH Eliana Santos das Neves, de 38 anos, que iniciou a jornada na empresa há nove anos como assistente e foi reconhecida por participar ativamente de todos os processos da área e evoluir constantemente.

Para a colaboradora, a cultura de inclusão e diversidade é um processo de reconhecimento, conscientização, aceitação, valorização das diferenças entre as pessoas e equidade de oportunidades. “Sinto muito orgulho em ver a empresa trilhando os caminhos da diversidade e da inclusão, trazendo a importância de falar sobre a pauta e, principalmente, demonstrar por meio de seus posicionamentos e ações o incentivo à participação e contratação de grupos diversos”, ressalta.

Para o diretor regional Valfredo Amaro, de 56 anos, a sua trajetória de mais de duas décadas é um motivo de orgulho. “Fui cliente e vendedor da Hapvida por alguns anos antes de ser colaborador, o que me ajudou a entender a qualidade do serviço, do atendimento e do acolhimento prestados”, compartilha.

Após conquistar vaga efetiva, Amaro seguiu crescendo na empresa e hoje é gestor sênior, responsável por vendas comerciais. Para o executivo, a essência da companhia é a pluralidade e a natureza acolhedora, com foco no propósito de levar saúde de qualidade por preços justos à população. “A cor de pele, a idade e a orientação sexual não impedem de se chegar a qualquer lugar nesta companhia, pois o objetivo da empresa é o trabalho com foco no cliente”, afirma.

Por fim, Mota destaca a importância da diversidade e da inclusão para a companhia e para o País: “Estamos comprometidos na construção desta nova sociedade e seguimos juntos nesta jornada de construção e conquistas”, sintetiza.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

Natural de João Pessoa e formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem especialização em texto jornalístico e MBA em negócios...

Cotidiano

A cantora Juliette fez um desabafo emocionante durante show realizado em João Pessoa (PB), na noite deste sábado (2), no Teatro Pedra do Reino....

Cotidiano

No Dia da Advocacia Criminal, comemorado neste sábado (2), Sheyner Asfóra, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), escreveu artigo sobre as...

Cotidiano

Uma das maiores agências de publicidade do Brasil completa 25 anos de história e sucesso  – 10 destes em João Pessoa – com uma...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.