O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), junto com o SAMU, integrou a operação, nesta quarta-feira (03), para receber os 14 pacientes vindos de Manaus (AM), infectados pela Covid-19. O Comando atendeu solicitação feita pelo Secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, ao secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.
O avião da Força Aérea Brasileira pousou no Aeroporto João Suassuna, na cidade de Campina Grande por volta das 20h, com os pacientes a serem direcionados aos hospitais para o tratamento da doença.
Em ato contínuo foi realizada uma triagem por médicos dos hospitais e do Corpo de Bombeiros e que têm atuado na linha de frente da Covid-19, em uma “sala de estabilização”, com o intuito de avaliar e destinar para o transporte em viaturas básicas e avançadas dos pacientes aos Hospitais Pedro I e Alcides Carneiro.
Gerente da operação pelo Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel Jean Benício, comandante do 2º CRBM, informou que 27 bombeiros-militares, entre médicos, enfermeiros e socorristas participaram da ação. Já o médico Ismael Kim coordenou as equipes do SAMU de Campina Grande. Para o controle de trânsito e serviço de batedores, a operação contou com a presença de Daniel Araújo, que coordenou essas atividades, auxiliados pelo serviço de Moto Resgate do Corpo de Bombeiros.
Segundo Jean Benício, foi montada uma mega estrutura de desinfecção de viaturas e estruturas físicas compostas por militares do Corpo de Bombeiros e equipes de CME do SAMU, com intuito minimizar riscos e deixar as ambulâncias em condições de uso para o serviço.