O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) vem realizando ações junto aos municípios no sentido de orientar e estimular o desenvolvimento de políticas de controle populacional de animais. Nesta terça-feira (11), integrantes do setor de fiscalização e o presidente da entidade, José Cecílio, realizaram ações nos municípios de Sumé, Monteiro e Coxixola.
Em Sumé, o CRMV-PB foi acompanhar de perto a implantação do projeto de controle populacional que vem sendo desenvolvido pelo município, além de levar orientações para adequação e regularização do Castramóvel, que só pode funcionar com o aval do Conselho.
A equipe também esteve em Coxixola. Lá fiscalizou o centro cirúrgico construído e equipado para desenvolver uma política municipal de controle populacional. Todo o equipamento público encontra-se em conformidade com as normas.
Já em Monteiro, o setor de fiscalização foi averiguar denúncia do Ministério Público Estadual (MPPB) sobre irregularidades no Centro de Zoonoses, que estaria realizando castração de animais sem estrutura adequada. Foram detectados alguns problemas que constarão em um relatório que será encaminhado ao órgão ministerial.
“Nós estaremos cada vez mais presentes nos municípios paraibanos. Levando informações e orientações e estimulando ações como políticas de controle populacional, pois são ações de saúde pública e ainda colaboram com o combate ao sofrimento animal”, disse José Cecílio.
Dados
A Paraíba tem 80,5 mil cachorros e gatos em situação de rua, de acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono.