Deputado constata problemas na Transposição e vai realizar audiências para cobrar soluções – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Deputado constata problemas na Transposição e vai realizar audiências para cobrar soluções

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) vai se reunir com a bancada federal paraibana, com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) para buscar soluções sobre a paralisação do bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco no município de Monteiro. Ele visitou a cidade nesta quarta-feira (3) e constatou o abandono da obra no trecho do território paraibano.

Ao chegar no canal, o parlamentar notou a falta de gestão no Eixo Leste, que desemboca do Rio Paraíba. Há um ano sem ter água bombeada para o território paraibano, o local se encontra esquecido e sem qualquer assistência. Nas próximas semanas, o deputado irá à Brasília para questionar as autoridades responsáveis pela obra.

“Precisamos saber do Governo Federal o motivo do bombeamento estar parado por tanto tempo, comprometendo a chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba. Vou solicitar audiência e indagar, pessoalmente, o que será feito para sanar os problemas estruturais do canal e se as águas poderão ser usadas para fins comerciais”, enumerou o parlamentar, que quer ainda o apoio da bancada federal paraibana.

Também na visita, Tovar foi até os municípios pernambucanos de Sertânia e Custódia, que também compõem o bombeamento no Eixo Leste, e verificou que em ambos, as obras não estão paradas. Em Sertânia, apesar da boa conservação, há retiradas clandestinas de água e furto de equipamentos. Já em Custódia, o parlamentar averiguou que a estação de bombeamento opera com capacidade reduzida, já que não possui aporte hídrico para a Paraíba.

“Questionaremos ao Governo do Estado o que a gestão planeja, se já há algo em andamento e quais são os projetos a serem executados com essas águas do Projeto de Integração. É preciso do engajamento do governador João Azevedo, já que a Paraíba é a maior interessada que a transposição continue”, pontuou.

Desde 2019, quando houve a suspensão do bombeamento no Eixo Leste, o deputado cobra ao Governo Federal ações efetivas para garantir o retorno do funcionamento no local. Ele lembra que os canais foram criados para reforçar a segurança hídrica, acabar com a seca, auxiliar agricultores e abastecer os municípios paraibanos.

“O descaso perdura e com o passar do tempo, até mesmo o que já foi feito será deteriorado. É preciso uma medida urgente, uma resposta efetiva do Governo para que a Paraíba seja finalmente contemplada com as águas do Rio São Francisco”, afirmou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa continua com a campanha de imunização contra Covid-19, nesta quarta-feira (4), com aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca...

Política

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um Requerimento (16.113/21) encaminhado ao Governo do Estado e ao secretário...

Política

O governador João Azevêdo inaugura, nesta sexta-feira (6), a sede do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIPM) em Campina Grande e amplia o atendimento...

Política

O Ministério Público da Paraíba ajuizou duas ações civis públicas com pedido de tutela de urgência para que os Municípios de São Bento e...

Copyright © 2020 js freelas.