O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um Voto de Aplauso para Educação do município de Princesa Isabel, extensivo ao prefeito Ricardo Pereira e a secretária Ana Paula, pela colocação de destaque nacional, garantindo o primeiro lugar em proficiência e fluência na leitura, dentre os municípios assessorados pela Fundação Lemann e o Programa Educar pra Valer.
“Eu sou muito criterioso com esse instrumento Voto de Aplauso, mas sem dúvidas que é extremamente merecido a esse gestor que é exemplo para a Paraíba que é Ricardo Pereira, a secretária Ana Paula e a toda a equipe da educação, até porque ninguém faz nada só. Hoje eu fico extremamente feliz, gratificado por ver Princesa a cada dia se destacando em todas as áreas. É um Voto de Aplauso que tenho certeza será aprovado por unanimidade em reconhecimento ao grande trabalho realizado na nossa querida Princesa Isabel”, justificou Hervázio.
Na avaliação do 2º Ano, Princesa ficou em primeiro lugar com 94% de nível desejável. Já na avaliação do 5º Ano, o município obteve 91%, ficando à frente de cidades como Vitória (ES), Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).
O Programa Educar pra Valer em parceria com a Fundação Lemann tem como propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, consiste no apoio técnico a alguns municípios brasileiros com graves problemas educacionais que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas.
O programa foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral/CE, e no Programa Alfabetização na Idade Certa, com a cooperação do governo do Estado do Ceará, e dos resultados educacionais colhidos hoje.
O Educar pra Valer, junto ao município, atua a fim de melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos durante o período de vigência do Educar pra Valer, por meio do desenvolvimento da gestão municipal. A atuação do programa consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade.