A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai encaminhar um documento ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para Organização Mundial de Saúde (OMS) e para todos os países possíveis clamando por ajuda para combater o coronavírus no Brasil. A proposta foi apresentada pelo deputado Hervázio Bezerra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária da Casa desta quarta-feira (17).
Hervázio solicitou que o presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino, determinasse a Assessoria Técnica do Poder Legislativo a elaboração do documento a ser assinado por todos os parlamentares, que assim o queiram. A proposta é acionar os embaixadores brasileiros em todo o mundo, sob a orientação do presidente Jair Bolsonaro, para que possam manter contato urgentemente com os 293 países oficiais de todo o mundo, para clamar ajuda no combate à pandemia.
“Já que o problema não é só nosso, mas do mundo inteiro, precisamos pedir a solidariedade dos outros países, para obtermos vacina suficiente para o povo brasileiro. O Brasil já foi solidário com várias endemias e catástrofes internacionais”, observou Hervázio ao lembrar que os Estados Unidos já vacinou grande parte da população e tem vacina em abundância.
Em resposta à solicitação do deputado Hervázio, Adriano Galdino determinou a elaboração do documento. “Nós precisamos sensibilizar o mundo, pois temos a necessidade de ter vacina para que possamos vencer esse combate”, declarou.
Previsão de morte
“Não podemos desprezar a doença. A previsão de morte no Brasil era em torno de 1.500 para março. Ultrapassamos todos os limites. Nossa preocupação com a Paraíba é que aumente o numero de óbitos. Não queremos bater esse recorde e por isso precisamos cumprir nosso papel e correr atrás dessa vacina. Tivemos um relaxamento no período eleitoral e nas festas de fim de ano e agora estamos vivenciando essa situação difícil”, disse Buba Germano.
Pesar
Ao abrir o Pequeno Expediente, Adriano Galdino registrou o falecimento do ex-secretário da Agricultura do Estado, Felipe Adelino, na manhã desta quarta-feira, vítima da Covid-19. Adriano ressaltou que Felipe Adelino fez um excelente trabalho na Paraíba com a melhoria genética de todos os caprinos no Estado, o que causou admiração em todo o mundo. O presidente da Assembleia prestou seus sentimentos à família em nome da Casa.
Carros-pipas – Os deputados também utilizaram o pequeno expediente para debater a ‘Operação Carro-pipa’, que está suspensa em Campina Grande e outros 17 municípios da Paraíba. A Mesa Diretora preparou um documento elaborado por todos os deputados que será enviado ao comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol, solicitando a continuidade do programa.