Amigo é definido no dicionário como uma pessoa em quem se pode confiar, com quem se tem uma relação de afeto, de companheirismo e de amizade. Aristóteles, um dos maiores pensadores da história da civilização ocidental, afirmava que o ser humano é um ser social, pois é de sua natureza encontrar a felicidade na convivência humana.
No Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Michelle Costa, destaca a importância de bons vínculos para a saúde física e mental e alerta que não ter relações de amizade pode acarretar isolamento, tristeza, apatia, depressão, rigidez emocional e introspecção. No entanto, ela reforça a importância de identificar e combater amizades tóxicas.
A profissional afirma que os amigos de verdade possibilitam que o indivíduo se sinta mais confiante diante das dificuldades, seja mais assertivo, amável em relação a outras pessoas e mais comunicativo.
Michelle define um bom amigo como aquele que desenvolve um vínculo emocional saudável, onde ambos são beneficiados pela relação, onde se desenvolve empatia, parceria, afeto e confiança. A amizade também tem papel importante no combate à ansiedade e à depressão, pois estabelece uma sensação de bem-estar e de amparo.
“Sempre é bom destacar que a pessoa com transtorno deve procurar ajuda profissional adequada. Embora seja importante e fundamental, o amigo não substitui o terapeuta e o médico”, recomendou a psicóloga.
Mas também há amizades que não são benéficas. “Os sinais para se perceber uma relação de amizade tóxica são evidentes para quem não está envolvido na relação. Geralmente uma das partes só quer ser favorecido, há exigência emocional enquanto não há reciprocidade no afeto, no cuidado, na atenção, na parceria”, explicou.
Pesquisa
Uma análise da Associação Americana do Coração revela que o isolamento social e a solidão estão associados a um aumento de cerca de 30% no risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Numa revisão de 148 estudos com pessoas saudáveis acompanhadas por um período médio de 7,5 anos, a existência de conexões sociais sólidas reduziu as taxas de mortalidade em cerca de 50%.
Curiosidade
O Dia do Amigo é oficialmente comemorado no Brasil em 20 de julho. Essa data foi criada pelo professor de psicologia e filósofo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado pela chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Ele considerou esse evento não apenas uma conquista científica, mas também uma oportunidade para a humanidade fazer amigos em outras partes do universo.