Dados do IBGE mostram que a população idosa no Brasil, composta por pessoas com 60 anos ou mais, atingiu 15,6%, representando um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando esse grupo correspondia a 10,8% da população. Observando o crescimento dessa faixa etária, a candidata à prefeitura de Guarabira, Léa Toscano (44), destacou nesta terça-feira (1º), Dia Internacional das Pessoas Idosas, propostas e políticas públicas voltadas a esse público, incluindo cuidados com a saúde física e mental, segurança, alimentação e participação em atividades sociais.
“Nossos idosos terão uma atenção especial no nosso governo, com foco nos cuidados com a saúde e promoção de hábitos saudáveis. Já demonstramos muito cuidado e carinho pelos nossos idosos, e vamos trabalhar ainda mais por eles, incentivando-os e construindo políticas públicas que garantam, inclusive, oportunidades de trabalho, as quais, na terceira idade, podem trazer benefícios como a manutenção da autoestima. Em nosso governo, dedicaremos uma atenção especial a essa questão”, afirmou Léa Toscano.
Entre as propostas de Léa para os idosos guarabirenses está a ampliação da oferta de serviços de saúde voltados para a terceira idade (como hidroginástica, academias, musculação e pilates), bem como a criação de parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos e oficinas destinados aos idosos, incentivando o aprendizado contínuo e a atualização de conhecimentos.
Léa Toscano também ampliará as atividades desenvolvidas pelo programa “De Bem com a Vida”, além de melhorar as condições de uso dos espaços já existentes para a população idosa, com a oferta de serviços e atividades de convivência. Isso incluirá atendimento específico para aqueles em situação de vulnerabilidade, em parceria com órgãos públicos e privados.
Outras propostas de Léa incluem o incentivo à produção cultural e de lazer, bem como a disponibilização de mecanismos de suporte ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Além disso, ela promoverá a valorização da pessoa idosa e incentivará a conscientização familiar sobre suas necessidades e direitos.