Dorinha Galvão diz que deixou Secretaria de Saúde de Juru por falta de autonomia – André Gomes
Siga nas redes sociais

Sem categoria

Dorinha Galvão diz que deixou Secretaria de Saúde de Juru por falta de autonomia

Na última terça-feira, 14, a prefeita de Juru, Solange Félix, usou as redes sociais para informar que a esposa do líder político Luiz Galvão, ex-prefeito da cidade por dois mandatos, Maria da Dores, conhecida por Dorinha, pediu exoneração do cargo de Secretária de Saúde do Município. No texto veiculado em seu perfil do instagram, Felix comentou que a Secretaria entregou o cargo num momento importante para a Saúde, deixando implícito uma indireta a Dorinha.

No entanto, nesta sexta-feira (17), a ex-primeira dama da cidade apresentou justificativas para a entrega do cargo, afirmando há muito tempo vinha perdendo espaço na gestão da prefeita. Ainda Segundo Dorinha Galvão, desde o início do mandato, em 2021, Solange Félix deu sinais de que a ex-secretaria e seu esposo Luiz Galvão (principal cabo eleitoral da prefeita) não teriam tanto espaço efetivo no governo.

“Nossos nomes eram pouco lembrados em eventos oficiais, em inaugurações de obras, não tínhamos espaço de fala em reuniões e em tomadas de decisões na área da saúde”, comentou.

A esposa de Galvão declarou, também, a existência de vários pontos de vista distintos em temas sensíveis de saúde pública entre ela e a mandatária, citando o tratamento dispensada pela prefeita a alguns usuários do SUS, a falta de assistência com medicamentos básicos, e a exigência de autorização da prefeita para determinados usuários do SUS utilizarem os serviços de saúde.

“Não faz o menor sentido permanecer num cargo sem ter a autonomia necessária para tocar as políticas de saúde. Aos poucos fomos percebendo que a gestora queria centralizar os serviços de saúde em suas mãos e nas mãos de sua filha Denise, o que em nossa visão poderia comprometer o tratamento igualitário, diretriz básica do sistema único de saúde”, disse a ex-secretária.

“Um paciente que precisa sair de Juru para João Pessoa ou Campina Grande ou que precisa de um transporte para se deslocar, ou uma ajuda de custo, não pode ficar a mercê de uma decisão centralizada de um gestor, pois a política do SUS é descentralizada e impessoal. Essas situações foram nos deixando incomodados por não compactuar com determinados tratamentos e posturas”, acrescentou Dotinha.

A ex-secretária disse ainda que a centralização política é confirmada pela recente nomeação da própria filha, Denise FeliX, para ocupar a pasta.

“Durante minha vida me dediquei ao serviço público como funcionária da FUNASA e vamos continuar trabalhando pelo povo mais carente do nosso município, na saúde e em todas as áreas, juntamente com meu esposo Luiz Galvão. Fizemos UBSs, postos de atendimento, humanizamos o atendimento público de saúde em Juru e nunca deixamos faltar medicamentos básicos. Também não deixamos de honrar com os compromissos com fornecedores”, afirmou.

“Temos a consciência tranquila de que tentamos dar o melhor de si, mas nunca tivemos a autonomia nesta gestão que aí se encontra, para trabalhar, por isso seguiremos sem cargos oficiais, mas trabalhando para nossa população”, finalizou Dorinha.

Do Filipeia News

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Sem categoria

O prefeito Cícero Lucena assinou junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Governo do Estado e outras seis prefeituras paraibanas um Termo de...

Sem categoria

O prefeito Cícero Lucena tem reiterado que as obras e serviços públicos não devem ter qualidade inferior a qualquer outro padrão. Em João Pessoa,...

Sem categoria

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (7), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da aula...

Sem categoria

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta sexta-feira (2), no Centro de Convenções de João Pessoa, do lançamento da segunda edição do Imagineland....

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.