Doutora Paula defende criação e instalação do Instituto Federal do Sertão no município de Cajazeiras – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Doutora Paula defende criação e instalação do Instituto Federal do Sertão no município de Cajazeiras

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) defendeu nesta quarta-feira (22), ao lado do prefeito José Aldemir (Progressistas), a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) do Sertão da Paraíba. Segundo a deputada, a nova instituição de ensino, que para ela deve ser instalada em Cajazeiras, vai garantir o desenvolvimento de toda a região polarizada pelo município. O debate sobre a criação do Instituto aconteceu durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, proposta pela vereadora Léa Silva.

“A criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba é uma luta do todos os sertanejos. Vai contribuir diretamente com uma educação voltada a realidade da região, garantindo ensino de qualidade e desenvolvimento para nosso povo. A proposta de desmembramento já apresentada pelo ministro da Educação é a garantia de que teremos essa nova realidade na nossa região. Defendemos ainda que o Instituto tenha como sede o município de Cajazeiras que tem todos os pré-requisitos para isso”, disse Doutora Paula.

A criação do novo Instituto no Sertão da Paraíba se baseia em razões de ordem acadêmica e administrativa. O atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com sede em João Pessoa, conta com dez campi, em processo de expansão para quatorze. É o único instituto federal no estado, contrastando, por exemplo, com o vizinho Pernambuco, em que existem dois institutos. Em vários outros estados também há mais de um IFET: Bahia (2); Goiás (2); Minas Gerais (6); Rio de Janeiro (3); Rio Grande do Sul (3); Santa Catarina (2).

Com a criação, os atuais campi do IFPB em Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel e Sousa passam a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba.

A audiência pública contou ainda com as presenças dos prefeitos Chico Mendes, de São José de Piranhas; Luiz Claudino, de São João do Rio do Peixe; José de Sousa Batista, de Cachoeira dos Índios; Denise Bayma, de Bom Jesus; João Kléber, de Santa Helena; Marcelo Vale, de Nazarezinho; Itamar Moreira, de Poço Dantas; Rinaldo Cipriano, de Joca Claudino; Aldo Andrade, de Bernardino Batista; Maria Suelene, de Uiraúna; Paulo Braz, de Poço de José de Moura; Espedito Filho, de Triunfo; Marineide da Silva, de Carrapateira; Ceninha Lucena, de Bonito de Santa Fé; e Marcos Eron, prefeito de Monte Horebe.

Também estavam presentes, o deputado estadual Wilson Filho (PTB), autor do projeto de Lei que cria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB), por desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); o professor Cícero Nicássio, Reitor IFPB, além da professora Débia Suênia da Silva Sousa, diretora do Campus de Cajazeiras.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

João Pessoa vai ser um dos grandes destaques no Carnaval da cidade de São Paulo em 2023. A capital da Paraíba será tema do...

Política

A pré-candidatura de Mersinho Lucena para deputado federal recebeu mais um importante apoio nesse fim de semana. Desta vez o grupo de oposição do...

Política

A partir desta segunda-feira (27), o Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) oferece 486 vagas de emprego distribuídas entre os municípios de João Pessoa, Campina...

Política

Com o objetivo de cuidar da saúde das crianças, a Prefeitura de João Pessoa vai realizar, neste domingo (26), mais um ‘Dia D’ de...

Copyright © 2020 js freelas.