A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) defendeu nesta quinta-feira (18), durante sessão remota da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), investimentos na cultura, principalmente neste momento em que o setor sofre por conta da pandemia causada pelo coronavírus. A parlamentar, ao votar favorável a projeto 1.756/2020 que cria o Programa de Auxílio Emergencial para trabalhadores do setor, lembrou de uma lei federal que determina que 2% da receita de um município devem ser destinados ao segmento de Cultura.
“Agora, na gestão do prefeito José Aldemir, informo que, pela primeira vez, Cajazeiras respeita a lei de incentivo à cultura, destinando 2% de sua receita ao setor cultural do município”, declarou a deputada ao defender que o Governo da Paraíba aceite a indicação da Assembleia Legislativa para ajudar os artistas e operadores da cultura em todo o Estado.
Na mesma sessão, Doutora Paula ainda votou favorável ao Projeto de Lei nº 1.688/2020, que dispõe sobre a adoção de medidas relacionadas à proteção social e o enfrentamento à violência contra mulher no contexto do isolamento social, em razão da pandemia da Covid-19. O projeto é de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB).
“Parabenizo a deputada Camila Toscano pela apresentação do projeto. Pesquisas recentes apontam o aumento de violência contra a mulher, nesse período de isolamento social. A mulher não pode silenciar diante de tantos casos de violência doméstica”, afirmou a deputada.
Solidariedade
Doutora Paula, ao se dirigir a deputada Camila Toscano, invocou o pensamento dos filósofos gregos Sócrates e Platão, que falam da transmigração e da imortalidade da alma, para prestar solidariedade à colega pela perda do seu genitor, o ex-deputado estadual e prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. O ex-deputado faleceu no último domingo (14).
De acordo com Doutora Paula, a alma de Zenóbio transmigrou para Camila Toscano, enriquecendo a parlamentar com a experiência e sabedoria política do pai. No que diz respeito à imortalidade, de acordo com a tese de Platão, a alma é eterna, pertence ao mundo das ideias. Por essa razão, a morte atinge apenas a matéria física, isto é, o corpo.
Informe
Ainda na mesma sessão, Dª Paula participou aos colegas a notícia sobre o recente falecimento da senhora Clarice Delgado, mãe do advogado e ex-procurador da ALPB, Yanko Cirilo.