A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) teve nesta terça-feira (12) aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Requerimento 21.442/22 que lembra e faz um alerta à população de Cajazeiras, pela passagem dos 106 anos da reconstrução do Açude Grande, berço da cidade.
“Saúdo à população de Cajazeiras pela sorte de ter um equipamento potencialmente valioso, completando 106 anos de reconstruído. Lançamos ainda um alerta à sociedade civil organizada, entes públicos, políticos e a população em geral, incitando a acordar para que tomem atitudes enérgicas junto aos órgãos responsáveis de forma que, não caia no vazio toda a participação que a sociedade tem tido para evitar a falência total do secular açude palco de grandes e históricos acontecimentos, inspiração para pintores e poetas que desenham e declamam a beleza do inconfundível pôr do sol.
Passados os anos, este importante equipamento que inicialmente era de abastecimento d’água, convertido em Cartão Postal da cidade, sendo uma referência do turismo e do lazer, não recebeu os cuidados devidos para a sua preservação e conservação ambiental. Inúmeros fatores contribuem para a sua deterioração ambiental de tal forma que, a ocupação urbana desordenada e manancial poluído em face da quantidade de dejetos que são despejados diariamente são os principais fatores.
O Açude Grande de Cajazeiras, alimentado pelos mananciais dos riachos Caieira, Montes e Boi Morto, tem seu inicio em 1804 quando foi construído na Fazenda Cajazeiras, o que viria a ser o berço do município de Cajazeiras, cujo propósito foi o de abastecer a população da localidade e ainda, dar suporte à pecuária. Precisamente em 16 de abril de 1916, após a reconstrução e ampliação realizada pelo DNOCS – Departamento de Nacional de Obras Contra Secas foi entregue ao Governo do Estado, obra que teve a sua concretização por conta de Projeto do então Senador Epitácio Pessoa.
A discussão sobre a degradante situação do Açude Grande transcende há mais de 30 anos por parte de representantes de vários segmentos organizados da sociedade, políticos, poderes públicos e da população em geral. Seminários, Fóruns, Audiências Públicas e encontros das mais diversas modalidades têm sido realizados com o fim de equacionar soluções técnicas e práticas para que de forma concreta seja revitalizado e urbanizado, fazendo com que se torne um espaço bem utilizado pela sociedade. Dessas discussões surge a realização do Diagnóstico da Situação Ambiental com desdobramento para um Projeto de Manejo Sustentável, na sequencia é criado o PROJETO INTEGRADO DO ENTORNO DO AÇUDE GRANDE DE CAJAZEIRAS – PB, como proposta básica do Parque Linear do Açude Grande de Cajazeiras: Ser um espaço de recreação e de festas dotado de equipamentos integrados de uso coletivo, para reocupar, resgatar e reintegra-lo à vida política, econômica, histórica e social da cidade.
Por dever de justiça e merecido reconhecimento, a deputada citou as entidades que deram e dão inestimável contribuição ao renascer do AÇUDE GRANDE. Cada entidade aportando seu máximo de cooperação institucional e até pessoal dos seus dirigentes:
*AC3 – ASSOCIAÇÃO DOS CAJAZEIRENSES E CAJAZEIRADOS DO CEARÁ;
*CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOGISTAS DE CAJAZEIRAS;
*FORÚM AÇUDE GRANDE;
*UNICAB – UNIÃO CAJAZEIRENSE CARNAVALESCA CULTURAL DE BLOCOS
*UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFCG – COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA;
*PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS: SECRETARIA DE CULTURA DE CAJAZEIRAS, SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE CAJAZEIRAS, SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DE CAJAZEIRAS, SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE, ARTISTAS E PRFISSIONAIS LIBERAIS;
*FÓRUM DE CULTURA DE CAJAZEIRAS;
*CAGEPA – COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTOS DA PARAÍIBA – REGIONAL DE CAJAZEIRAS;