A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) fez, nesta terça-feira (25), um alerta a mulheres e homens sobre prevenção do câncer do colo do útero. Durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada conclamou os colegas deputados a realizarem uma campanha orientando ao prefeitos e prefeitas, além de secretários de saúde a garantir a vacinação dos adolescentes contra o HPV. A vacina é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse mês é o mês que estamos trabalhando para podermos cada vez mais ter um olhar preocupante com o câncer do colo do útero. Como vocês sabem, o câncer do colo do útero é o terceiro maior entre as mulheres, em termos de câncer, com a morte de mulheres, e o segundo no Nordeste. Precisamos esclarecer aos municípios, as secretarias municipais de Saúde sobre a vacina contra o HPV. Essa vacina tem que ser usada uma dose única a partir dos de 9 anos aos 14 anos. Essa vacina tem que ser usada também pelos meninos”, destacou Doutora Paula.
Conforme a deputada, a vacina pode ser ministrada também em mulheres e homens com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos e também em vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, entre 15 e 45 anos, que não tenham tomado a vacina ou estejam com esquema incompleto.
“Então, deixo essa mensagem para todos os paraibanos que a vacina está disponível nas UBS dos seus municípios e também nas suas policlínicas municipais. Vamos fazer essa campanha, cada um orientando para que todos possam realmente tratar com seriedade o câncer do colo do útero. As mulheres que tiveram a sua sexualidade iniciada depois dos 25 anos é importante fazer o seu citológico, fazer a sua colonoscopia e observar um possível diagnóstico precoce para a doença”, disse a deputada.
Câncer colo do útero
A presença do vírus e de lesões pré cancerosas são identificadas no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir infecções por estes vírus e, portanto, prevenir o desenvolvimento deste câncer. Outros fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer são o tabagismo e a baixa imunidade.
Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o CCU é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
