Doutora Paula faz alerta sobre prevenção do câncer do colo do útero: “É preciso tomar a vacina” - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Doutora Paula faz alerta sobre prevenção do câncer do colo do útero: “É preciso tomar a vacina”

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) fez, nesta terça-feira (25), um alerta a mulheres e homens sobre prevenção do câncer do colo do útero. Durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada conclamou os colegas deputados a realizarem uma campanha orientando ao prefeitos e prefeitas, além de secretários de saúde a garantir a vacinação dos adolescentes contra o HPV. A vacina é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse mês é o mês que estamos trabalhando para podermos cada vez mais ter um olhar preocupante com o câncer do colo do útero. Como vocês sabem, o câncer do colo do útero é o terceiro maior entre as mulheres, em termos de câncer, com a morte de mulheres, e o segundo no Nordeste. Precisamos esclarecer aos municípios, as secretarias municipais de Saúde sobre a vacina contra o HPV. Essa vacina tem que ser usada uma dose única a partir dos de 9 anos aos 14 anos. Essa vacina tem que ser usada também pelos meninos”, destacou Doutora Paula.

Conforme a deputada, a vacina pode ser ministrada também em mulheres e homens com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos e também em vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, entre 15 e 45 anos, que não tenham tomado a vacina ou estejam com esquema incompleto.

“Então, deixo essa mensagem para todos os paraibanos que a vacina está disponível nas UBS dos seus municípios e também nas suas policlínicas municipais. Vamos fazer essa campanha, cada um orientando para que todos possam realmente tratar com seriedade o câncer do colo do útero. As mulheres que tiveram a sua sexualidade iniciada depois dos 25 anos é importante fazer o seu citológico, fazer a sua colonoscopia e observar um possível diagnóstico precoce para a doença”, disse a deputada.

Câncer colo do útero

A presença do vírus e de lesões pré cancerosas são identificadas no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir infecções por estes vírus e, portanto, prevenir o desenvolvimento deste câncer. Outros fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer são o tabagismo e a baixa imunidade.

Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o CCU é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.