A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) solicitou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio de requerimentos, a inclusão de nove municípios sertanejos no Programa de
Segurança Alimentar “Tá na Mesa”. De acordo com a deputada, a atual conjuntura social e política afetada pela pandemia da covid-19 têm feito crescer o número de pessoas e o grau de vulnerabilidade social, principalmente a população sertaneja.
“É fundamental que o Governo do Estado possa ampliar este valioso e oportuno Programa de Segurança Social ¨Ta na Mesa¨ , ao maior número de municípios do Alto Sertão, que de forma continua também, vem padecendo das consequências das irregularidades dos minguados índices pluviométricos da região. Sabemos da sensibilidade da gestão estadual ante as carências das categorias menos favorecidas e, por ser esta nossa bandeira permanente, nos acostamos de forma decidida para solicitar ao governador João Azevêdo (Cidadania) e ao secretário estadual de Desenvolvimento Humano que acate o clamor desta população de importante região do nosso estado”, destacou Doutora Paula.
O pedido da deputada quanto ao programa “Tá na Mesa” foi dirigido aos municípios de Triunfo, Santa Helena, Poço José de Moura, Bernardino Batista, Bom Jesus, Monte Horebe, Carrapateira, Poço Dantas e Joca Claudino.
Além de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, o ‘Tá na mesa’ irá fomentar economias locais, a partir do lançamento do edital de chamada pública para a contratação de restaurantes dos municípios contemplados para o fornecimento das refeições.
O programa terá duração mínima de três meses e prevê a distribuição de 250 alimentações diárias nos municípios que possuem entre 10 mil e 20 mil habitantes e de 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes. Além disso, o edital de chamamento público será lançado até o próximo dia 17, assegurando o fornecimento dos almoços em até 30 dias.