A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) solicitou ao Governo do Estado, por meio de Requerimentos apresentados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a inclusão de sete municípios sertanejos no Programa de Construção de Barragens Subterrâneas. Os municípios contemplados nesse primeiro momento são: Bernardino Batista, Bom Jesus, Cajazeiras, Uiraúna, Joca Claudino, Cachoeira dos Índios, Nazarezinho e São João do Rio do Peixe.
O pedido foi encaminhado pela deputada Doutora Paula ao secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente. De acordo com a deputada, as regiões semi-áridas possuem, em geral, precipitações pluviométricas escassas e concentradas em alguns meses do ano, acompanhada de uma taxa de evaporação elevada que proporciona um balanço hídrico com déficits constantes.
Nas milhares de pequenas propriedades rurais, o agricultor fica a mercê de um curto período de chuvas, para plantar a sua cultura de subsistência, como milho e feijão. Todavia, com os contínuos e cíclicos períodos de estiagem ou secas, até mesmo as parcas taxas de precipitação têm falhado, provocando o êxodo dessa população rural para as áreas urbanas.
Conforme Doutora Paula, o problema maior a ser enfrentado é o de fixar o homem na sua terra, evitando o aumento de desempregados e da marginalidade nas grandes cidades. Como é impossível levar todos os pequenos agricultores para áreas em torno dos grandes açudes ou margem de eventuais rios perenes, nem tampouco há disponibilidade de água para levar a todos os agricultores, a solução é proporcionar meios de acumulação de água no próprio terreno do agricultor.
A barragem subterrânea representa esse tipo de intervenção de baixo custo, simplicidade construtiva e operacional e que pode ser implantada em larga escala, desde que haja condições naturais para tal.