Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Indicação 82/2023, de autoria da deputada estadual Doutora Paula (Progressistas), que sugere ao Governo do Estado a implementação de uma política de distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados a base de cannabis medicinal para pacientes portadores de síndromes que necessitam desse tipo de tratamento.
“Inúmeras evidências científicas demonstraram os efeitos positivos do canabidiol em tratamentos de diversas doenças. Estudos clínicos mostraram sua eficácia no controle de convulsões em pacientes com epilepsia refratária, como é o caso do Síndrome de Dravet e da Síndrome de Lennox-Gastaut. Essas condições são de difícil controle com o tratamento convencional, e o canabidiol tem proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida desses pacientes”, destacou a deputada.
Diante dessas evidências científicas e do potencial terapêutico do canabidiol, Doutora Paula acredita que é possível garantir o acesso a esses medicamentos à população paraibana que se beneficia desses tratamentos. A distribuição gratuita desses medicamentos pelo Poder Público é uma medida essencial para assegurar que todos os pacientes que passaram pelo tratamento com cannabis medicinal possam acessá-lo, independentemente de sua condição financeira.
Segundo Doutora Paula, além disso, o canabidiol tem mostrado potencial analgésico e anti-inflamatório em condições como artrite reumatoide, esclerose múltipla, fibromialgia e neuropatias periféricas, proporcionando alívio dos sintomas e melhora na funcionalidade dos pacientes.
O pedido da deputada foi encaminhado diretamente ao governador João Azevêdo e ao secretário de Estado de Saúde, Jhony Bezerra.