Nesta quarta-feira (3), último dia de inscrição para concorrer às eleições para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a candidata Terezinha Domiciano ganhou um apoio importante dos professores e lideres Walmir Rufino (CCSA) e José Roberto (CCEN), que desistiram de registrar a chapa que encabeçavam. Cita-se os CCSA e CCEN são considerados dois centros com grandes quantidades de docentes, discentes e técnico-administrativos.
O apoio veio após uma reunião entre os grupos, onde Terezinha e Mônica Nóbrega se comprometeram a incorporar sugestões dos agora ex-concorrentes em sua carta-programa. “Esse é um apoio importante que muito nos honra. Além disso, Walmir e José Roberto são grandes lideranças em seus Centros e em outros espaços dentro e fora da UFPB, e podem contribuir com propostas importantes que serão incorporadas ao nosso material”, disse Terezinha.
Os professores Walmir e José Roberto divulgaram nota falando da decisão. Destacam que o apoio leva em conta a incorporação de sugestões na carta-programa da candidatura Terezinha/Mônica.
“Na certeza de que a nossa instituição UFPB vai trilhar novos e melhores caminhos no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, agradecemos a confiança das professoras e de todos e todas que estão conosco nessa caminhada de renovação”, destaca a carta apresentada pelos professores.
Terezinha e Mônica foram as mais votadas na última consulta eleitoral em 2020. O então presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou nomeando o terceiro colocado como reitor.
Campanha – A campanha eleitoral terá início nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 24 de abril, culminando com a eleição que ocorrerá em 25 de abril. A divulgação do resultado acontece no mesmo dia e, em 12 de junho, ocorrerá a reunião do “Conselhão”, formado pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, que vai decidir a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para escolha presidencial.
Perfil – Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil e docente. Tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA/UFPB por dois mandatos.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, lingüística saussuriana, produção de sentidos, discurso e lingüística saussuriana. Foi diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, por dois mandatos.