Especialista dá dicas de como se manter animado durante festas de fim de ano em meio à pandemia - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Especialista dá dicas de como se manter animado durante festas de fim de ano em meio à pandemia

A pandemia do coronavírus mexeu nos festejos de final de ano dos brasileiros. Os encontros que costumavam reunir familiares de vários núcleos, deve ser evitado desta vez e o sentimento de solidão pode ser real para quem vai experimentar passar o Natal longe das tradicionais companhias. Ainda assim, há como aproveitar essa data especial sem colocar a saúde em risco.

A orientação é da psicóloga do Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa. Ela explica que a tecnologia pode ser uma alternativa para amenizar a sensação de estar sozinho. “O caminho é buscar a companhia das pessoas que mais gostamos, seja amigos ou parentes, de forma virtual”, ressaltou.

Ainda conforme a especialista, além de aproximar quem está longe, a tecnologia também garante ótimos passatempos. “É possível usá-la para levantar o astral: assistindo lives, cantando em karaokê, são muitas opções; tudo é válido para mudar a rotina e absorver uma nova energia”, sinaliza.

Se ainda assim, for difícil manter a animação, o caminho para se alegrar é reativar as memórias e torcer para que tudo possa se repetir em breve. “A lembrança dos momentos agradáveis em família, com amigos deve ser resgatada”, aconselha a psicóloga, que aponta ainda que realizar atividades prazerosas ou comer algo que gosta, ajuda a minimizar a sensação de solidão.

Michelle também alerta para que algumas atitudes sejam evitadas, pois podem reforçar a sensação de estar só: não querer manter interações, ainda que virtuais, e se manter apático e sem ânimo para fazer o que precisa ser feito pode piorar a situação.

Depressão durante o isolamento

Um estudo divulgado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que os fatores de risco para o aumento do estresse e ansiedade durante a quarentena são alimentação desregrada, doenças preexistentes, ausência de acompanhamento psicológico, sedentarismo e a necessidade de sair de casa para trabalhar. Já para depressão, as principais causas são idade mais avançada, ausência de crianças em casa, baixo nível de escolaridade e a presença de idosos no ambiente doméstico.

Dicas para se animar no Natal deste ano:
– Assista lives, interaja com pessoas queridas nas redes sociais e chamadas de vídeo;
– Faça uma comida que goste e aproveite o momento;
– Lembre dos momentos que viveu com amigos e familiares e se alegre por cada um deles;
– Não esqueça que você é sua melhor companhia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O fim do ano é tradicionalmente marcado por celebrações, reencontros e expectativas. Mas, para muitas pessoas, dezembro também traz uma combinação de ansiedade, tristeza...

Cotidiano

A Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB) emitiu uma nota técnica sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que...

Cotidiano

Uma Cantata de Natal, realizada pelo Coral da Hapvida no último sábado (13), reuniu cerca de 30 crianças neurodivergentes, acompanhadas por terapeutas e familiares,...

Cotidiano

O paraibano, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, foi um dos destaques na cerimônia do Prêmio Nacional Justiça em...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.