A maioria das obras são das décadas de 1960, 1970 e 1980. Entre os destaques está “Caixa d’Água”, obra em que Flávio Tavares retrata o poeta Manoel Caixa d’Água, figura conhecida do Centro de João Pessoa nos anos 1970. O quadro havia sido presenteado ao escritor Jorge Amado e, após sua morte em 2001, foi à leilão, no Rio de Janeiro, quando foi adquirido por Luizmar.
“Pra mim mesmo, é uma exposição muito importante, porque bate uma saudade e eu mesmo fico avaliando como é que eu pintava naquele tempo”, revelou Flávio Tavares, dizendo que muitos dos trabalhos ele não tinha sequer o registro fotográfico.
A ideia da exposição surgiu após uma visita de Luizmar a João Pessoa, em outubro, durante outra mostra realizada pela Casa MGA. “Quando soubemos do acervo de Luizmar, entendemos que havia ali um capítulo inteiro da arte paraibana que precisava ser compartilhado. Reunir essas obras de Flávio Tavares, preservadas com tanto cuidado por Luizmar, é oferecer ao público um mergulho sensível na nossa memória cultural”, afirma a gestora da Casa MGA e diretora comercial da MGA Construções, Christina Santiago.
A mostra também reúne desenhos, estudos, pinturas em óleo e acrílico, além de trabalhos em bico de pena de Flávio Tavares. A exposição ficará aberta ao público de 12 de dezembro a 12 de janeiro, com funcionamento de segunda a sábado, das 14h às 19h.
Flávio Tavares – Pintor, cenógrafo e desenhista, Flávio Roberto Tavares de Melo, nasceu em João Pessoa, em 15 de fevereiro de 1950. Ainda criança mostrou vocação para as artes plásticas, produzindo seus primeiros desenhos e pinturas.
Foi aluno dos artistas plásticos paraibanos Raul Córdula e Hermano José. Com pouco mais de 20 anos, Tavares já tinha exposto suas obras em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. No final dos anos 70, foi para os Estados Unidos para aprimorar sua técnica em pintura na Universidade de Yale, na Universidade de Connecticut e no Simon Rock College. Também estudou em Caiena (Guiana Francesa).
É um dos mais consagrados artistas plásticos do Nordeste da atualidade, com exposições nas principais cidades do Brasil e também em países como Alemanha, França, Israel e Argentina.
Sobre a Casa MGA – A ‘Casa MGA’ íntegra o projeto “Paraibanamente MGA”, criado pela MGA Construções em 2024 e voltado para o fomento e a valorização da cultura e da arte da Paraíba. Ela está localizada na Avenida Cabo Branco, número 4.390. Para mais informações: (83) 3226-3363.















