Famup destaca início de capacitações do CNM Qualifica em captações de recursos e rotina de compras – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Famup destaca início de capacitações do CNM Qualifica em captações de recursos e rotina de compras

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destacou o início de capacitações à distância, na plataforma EAD, promovidas pelo projeto CNM Qualifica nas áreas captação de recursos públicos, uso de plataformas e rotina de compras. As capacitações oferecidas para gestores e servidores públicos têm o objetivo de garantir a qualificação dos profissionais e o fortalecimento das gestões e do municipalismo.

O primeiro curso que vai abordar a captação de recursos com normativos e plataformas tecnológicas (Plataforma Êxitos e Plataforma + Brasil) acontece nos dias 23 e 24 desse mês, das 9h ao meio dia. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://cnmqualifica.cnm.org.br/eventos/844.

De acordo com a descrição do curso, ministrado pela Consultora do Núcleo de Governança Municipal da CNM,Marli Burato,  o trabalho de captação de recursos requer constante atualização e qualificação das equipes técnicas envolvidas, dadas as particularidades e as constantes mudanças nos processos, seja através de normativos ou de ferramentas tecnológicas de uso obrigatório.

O curso aborda temáticas voltadas a importância da formação de gestores de convênios e contratos de repasse e, a estruturação do setor de captação de recursos demonstrando os processos de planejamento e priorização das demandas por obras, serviços e equipamentos, as ações de identificação das Fontes de Recursos, através da Plataforma Êxitos. Propicia aos participantes uma visão geral das Portarias Interministeriais como a 424/2016, a EC105/2019 e demais Leis específicas que envolvem as transferências voluntárias da União, bem como o entendimento sobre a Plataforma + Brasil, a principal ferramenta utilizada para transferências de recursos voluntários da União aos municípios.

Já o curso sobre rotina de compras nos municípios, que acontece nos dias 23 e 24 desse mês, das 14h às 17h, abordará todo o envolvimento pelo que passa o processo, tais como: Constatação de alguma necessidade de compra de produtos e serviços; controle de estoque; solicitação a central de compras; realização da compra e liquidação. O curso será ministrado por Silmo Streit, especialista na área da governança e gestão operacional.

Os cursos são gratuitos e voltados somente para servidores públicos municipais matriculados em municípios que sejam contribuintes da CNM. Além dos documentos básicos de identidade e CPF, para participar, é preciso inserir, no ato da inscrição, no formulário o número de sua matrícula na prefeitura ou câmara municipal.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de João Pessoa retoma a vacinação da segunda dose contra a Covid-19, nesta segunda-feira (21), para pessoas que já atingiram o prazo...

Política

Em postagem feita agora há pouco no Twitter, o governador João Azevêdo (Cidadania) afirma ser falsa a informação de que as estradas durante o...

Política

A Paraíba recebeu neste domingo (20) mais 129.250 doses da vacina Astrazeneca que serão distribuídas com os 223 municípios para avanço no processo de...

Política

Os animais de estimação estão presentes em uma quantidade considerável de lares brasileiros. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto...

Copyright © 2020 js freelas.