Famup fecha parceria com Governo do Estado para municípios aderirem ao Projeto Algodão Paraíba – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Famup fecha parceria com Governo do Estado para municípios aderirem ao Projeto Algodão Paraíba

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) solicitou um termo de cooperação técnica com o Estado para apresentar aos municípios o projeto do algodão orgânico. O presidente do órgão, George Coelho, se reuniu com representantes da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), nesta segunda-feira (18) para debater o assunto.

O encontro tratou sobre o Projeto Algodão Paraíba, programa da Empaer que fortalece o protagonismo do agricultor familiar paraibano na cadeia produtiva do algodão orgânico. A iniciativa conta atualmente com 327 famílias em 60 municípios do estado e George pretende divulgar a ação para que outras cidades façam a adesão ao projeto, que representa o desenvolvimento sustentável para a agricultura na Paraíba.

Ano passado, a comercialização do produto resultou em mais de R$576 mil arrecadados para a economia dos municípios que já participavam da iniciativa. George ressalta que as prefeituras devem incentivar a associação de famílias agrícolas, que com a parceria conseguem aumentar a renda e ainda contribuem para o crescimento da cidade.

“Além de ser uma proposta sustentável, que agride menos a natureza, o projeto protagoniza os pequenos agricultores e ajuda a economia das pequenas cidades. Os três pontos são muito importantes para o desenvolvimento regional através da agricultura, essa que já tem sido um braço forte de muitos municípios da Paraíba”, destacou.

Vlaminck Saraiva, engenheiro agrônomo, extensionista da Empaer e atualmente assessor técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB) participou do encontro e prestou as informações necessárias à Famup sobre o projeto.

Atuação

O Projeto Algodão Paraíba produz algodão orgânico branco e colorido, chegando a 308 toneladas de algodão em rama. Os agricultores recebem acompanhamento técnico dos extensionistas das regiões administrativas de Itabaiana, Guarabira, Campina Grande, Solânea, Areia, Serra Branca, Picuí, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Os filiados ao Podemos em Campina Grande se reuniram na noite desta quinta-feira (29) numa casa de recepções na Avenida Juscelino Kubitschek, na zona...

Política

Os advogados Rafael Vilhena, novo presidente da Abracrim-PB e ex-presidente da comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, e Ítalo Oliveira, atual conselheiro seccional da...

Política

A Prefeitura de João Pessoa segue com sua campanha de imunização contra a Covid-19, nesta sexta-feira (30), ofertando a primeira dose para grávidas e...

Política

Francisco Bergson Formiga e Amadeus Lopes Ferreira foram os mais votados pelos membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e compõem a lista tríplice...

Copyright © 2020 js freelas.