Feirantes enfrentam dificuldades na pandemia; vendas chegaram a cair 40% – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Feirantes enfrentam dificuldades na pandemia; vendas chegaram a cair 40%

Importante mecanismo de escoamento da produção do estado, principalmente para os agricultores familiares, as feiras livres estão presentes nos 223 municípios da Paraíba. Os feirantes sofreram fortemente com os impactos da pandemia do novo coronavírus, já que, além de não poderem vender seus produtos nas feiras, viram os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) serem reduzidos. As dificuldades resultaram em uma queda de até 40% nas vendas durante a pandemia do novo coronavírus, segundo entidades representativas do setor.

Nesta quarta-feira (25), Dia do Feirante, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), defende ações e incentivos financeiros, como a criação de auxílios e ampliação da compra direta pelo poder público, para garantir a manutenção do comércio dos feirantes que, em muitos casos, são produtores rurais. “É importante que os governos olhem para essas pessoas que geram emprego. É essencial que o Empreender-PB possa garantir linha de crédito, fomentando a economia nos municípios paraibanos e os bancos oficiais garantam linhas de crédito mais acessíveis”, defendeu.

O deputado que esteve na manhã desta quarta na feira em Campina Grande, lembrou que a Prefeitura Municipal contribuiu para que os feirantes garantissem suas vendas. Foi criada uma plataforma online para que os comerciantes da Feira Central pudessem divulgar seus produtos. O “Bom é Na Feira” funciona gratuitamente para vendas e marcação de entregas, além da divulgação dos produtos. O site continua disponível mesmo depois do período de recomendação de isolamento social.

“O feirante desempenha um papel vital a favor do consumidor que busca alimentos frescos e preços mais em conta ao seu orçamento. Os governos precisam garantir mais investimentos no setor e viabilidade para a escoação dos produtos. As linhas de crédito de forma mais acessível seria ideal para fortalecer o setor na Paraíba”, destacou Tovar.

Patrimônio

É de autoria de Tovar o projeto de Lei 2.108/20 que declara as feiras livres do Estado da Paraíba como patrimônio histórico cultural imaterial e institui o Dia Estadual do Feirante. As comemorações devem acontecer anualmente na data de 25 de Agosto.

Dados

A economia brasileira registrou em 2020 sua mais profunda recessão em 30 anos. Com a pandemia do coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país ao longo de um ano) recuou 4,1. Foi o pior resultado desde 1990, ano do confisco das cadernetas de poupança pelo presidente Fernando Collor de Melo, quando o PIB desabou 4,35%. Os dados são do IBGE.

Além disso, o ano de 2020 encerrou um período marcado por um desempenho econômico pior do que os anos 1980, que ficaram conhecidos como a década perdida, na qual a estagnação e a hiperinflação fizeram parte do cotidiano dos brasileiros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O município de Patos, no Sertão paraibano, vai receber mais de R$ 400 mil do governo federal para dar continuidade às obras de drenagem...

Política

Celebrando 136 anos nesta sexta-feira (24), o município de Soledade tem recebido destaque na Paraíba e sendo reconhecido devido às suas potencialidades. Em cerimônia...

Política

O governador João Azevêdo abriu, na manhã deste sábado (25), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, o Dia D da Campanha de...

Política

O deputado estadual Wallber Virgulino (Patriota) disparou artilharia contra Romero Rodrigues (PSD). Disse que, enquanto pré-candidato ao Governo, Romero pensa apenas no próprio umbigo...

Copyright © 2020 js freelas.